Jericoacoara, um pedaço do paraíso

Coqueiros com as redes sobre o mar são o charme de Jeri Foto: Shutterstock

Sabe aquele lugarzinho que você tem vontade de morar quando visita? Isso é Jericoacoara, no estado do Ceará. Para os turistas, o lugar traz a tona uma lembrança de cenário de novela global, onde o principal atrativo seria a Pedra Furada. O clima rústico-chique que domina cada ruazinha do lugar encanta os visitantes. Mas afinal o que é e onde fica Jijoca de Jericoacoara e qual a diferença entre Jijoca e Jericoacoara? Jijoca de Jericoacoara é uma cidadezinha localizada a uma distância de pouco mais de 20 km da Vila de Jericoacoara, propriamente dita. É importante saber que as atrações mais famosas não estão em Jijoca, mas sim na Vila. A Lagoa do Paraíso fica em Jijoca de Jericoacoara e ela, com certeza, te fará visitar o lugar.

A Árvore da Preguiça é uma dos pontos turísticos localizados no lado leste de Jeri. Como o nome já demonstra, realmente parece que a árvore está dormindo na praia, e é por isso, que atraiu a atenção dos turistas. Porém, o responsável pela árvore ter essa forma um tanto curiosa, e ninguém mais, ninguém menos que o vento. A ventania modelou a Árvore da Preguiça. Ao redor da árvore, a paisagem é linda. A praia tem uma longa faixa de areia branca e mais nada ao redor.

Ainda no lado Leste, a Pedra Furada sem dúvidas é o cartão-postal de Jericoacoara. Um arco de pedras formado pela poderosa ação da força das águas. Não se preocupe em fechar passeios para conhecê-la. É possível chegar caminhando partindo do centro da Vila.

A Praia do Preá, localizada no município de Cruz, tem um dos litorais mais extensos do estado do Ceará. É famosa por quem pratica o kitesurf e windsurf. Inclusive na praia existem escolas para quem quer aprender esses esportes. A Praia do Preá oferece condições favoráveis para a prática do kite e windsurf em razão da direção vento chamada side-on-shore, ou vento lateral do mar para terra. Esse fator é indicado para quem está aprendendo e também para os experientes dos esportes, pois é um vento “limpo” sem nenhum obstáculo.

Impossível ir para a Jericoacoara e não tirar fotos na Pedra Furada Foto: Divulgação

A Lagoa do Paraíso localiza-se em Jijoca de Jericoacoara. Diferente da Praia do Preá, não deve ser um lugar apenas de passagem, o ideal é passar ao menos um dia inteiro. Pense num local agradável, onde a paz e o sossego fazem morada. Aquela cena típica de Jeri onde aparecem mesinhas dentro d’água e redes fincadas no mar, são imagens da Lagoa do Paraíso.

A atração turística Buraco Azul, localizado também em Cruz, é muito recente em Jeri, com pouco mais de dois anos de existência. Ele surgiu pelas chuvas que ocorreram ao longo desse 2019. Pelo que se conta, surgiu da ação humana e da natureza. O buraco foi escavado para remoção de barro para construção de uma rodovia no Ceará. E aí a natureza se encarregou de mandar fortes chuvas pra região, formando assim a lagoa. Mas e a cor azul turquesa? É devido ao solo ser rico em calcário que junto com o reflexo do sol dá essa colocação incrível e diferente de tudo que você já viu.

O Mangue Seco, é outra atração muito legal em Jeri e fica do lado oeste. Sua principal característica são raízes de árvores secas, que se entrelaçam e formam um cenário bem diferente e exótico. Como não podiam faltar, estão lá também os famosos balanços que enfeitam o mangue e rendem as mais belas fotos. Além disso, faz parte do passeio Ecológico do Cavalo Marinho, o ecossistema do mangue é um berçário natural dessa espécie.

Da Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

2 × quatro =