Terceira capital mais antiga do Brasil contém belíssimas praias com águas cristalinas, além de ser ter o verde da natureza como destaque. (Foto: david564)

João Pessoa, carinhosamente chamada de “Jampa”, foi fundada em 1585, sendo a terceira capital mais antiga do Brasil. A idade não é um problema para a capital da Paraíba, já que possui uma beleza encantadora, aliado com o azul dos mares com o verde da natureza, sendo eleita pela ECO 92 como a capital mais verde do mundo. A cidade é recheada de opções turísticas, deixando qualquer turista boquiaberto com o que encontra neste belíssimo município.

A capital paraibana é o lugar onde o sol nasce primeiro nas Américas, então, às 5h já é dia em João Pessoa e o lado ruim é que às 17h o sol se põe, portanto os passeios devem começar com o canto do galo. Um bom começo é conhecer o Centro Histórico de João Pessoa, local que abrigam várias construções antigas que deixam sua beleza falarem por si. Além do barroco colonial, típico em muitas cidades antigas, a arquitetura do local ainda tem detalhes em rococó, art- nouveau e art-déco. Os casarões coloridos da Praça Antenor Navarro também chamam a atenção pelos turistas já que são impossíveis de saírem despercebidos. Tanta beleza foi reconhecida pela Iphan, que tombou o local como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2007.

A Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Artes em João Pessoa é outro marco do turismo de João Pessoa. Com a arquitetura do icônico Oscar Niemeyer, o formato hexagonal com formas curvilíneas, além de possuir esculturas do artista plástico Abelardo da Hora no lado de fora, enfeitando o jardim. Outro local que chama a atenção é o Farol do Cabo Branco, com 19 metros é um dos pontos mais visitados da cidade, já que seu topo permite uma vista esplendorosa da cidade.

Famosas pelas águas mornas, areias fofas e por serem mais preservadas, as praias de João Pessoa são atrações exuberantes da cidade atraindo milhares de turistas todos os anos e são irresistíveis. Tambaú e Cabo Branco ficam em frente a principal zona hoteleira da cidade e por serem interligadas, foram a orla urbana da capital, se tornando as mais visitadas da cidade. Além de serem ótimas para se refrescar, o local permite que os visitantes a oportunidade de fazerem caminhadas, andar de bicicleta ou patins e aproveitar a avenida pela manhã.

Outra atração refrescante da capital são as piscinas naturais de Picãozinho, localizadas a cerca de 2 km de Tambaú. Os passeios são feitos quando a maré está baixa e um banco de corais fica visível formando belas piscinas naturais de águas mornas e cristalinas, com a oportunidade de nadar com peixinhos coloridos e outros animais marinhos. Outra praia tranquila é a Bessa, com uma faixa de areia longa, além de águas são mornas e calmas. Em alguns pontos há até desova de tartarugas. A Intermares é única em razão de sua areia dourada, além de sua orla possuir diversos bares e quiosques para aproveitar o passeio.

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, ideal para quem quer curtir a tão famosa natureza de João Pessoa e o Jardim Botânico Benjamim Maranhão, uma unidade de Conservação de Proteção Integral, com o objetivo de preservar a mata atlântica e a fauna local, são outros atrativos da capital que atraí milhares de turistas todos os anos.

Mauro Adamoli

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

onze − sete =