Jornalista faz resgate de piracicabanos na Revolução

Foto: Reprodução

Edson Rontani preparou série de entrevistas amarrando com histórias da cidade

A participação ativa de piracicabanos e de articulação, como a de Fortunato Losso Netto – célebre diretor do Jornal de Piracicaba – na Revolução Constitucionalista de 1932 está em revisão pelo jornalista Edson Rontani. Em uma série para julho (veja ao fim da matéria como assistir), Rontani entrevista convidados que alinhava ma revolução com personagens da cidade. A mais aguardada pelo entrevistador acontece neste sábado, às 10h, com o historiador Eric Apolinário.

O convidado é estudioso da revolução e autor de ‘Inverno Escarlate – Vida e Morte nas Trincheiras do Front Leste’. Apolinário apresentará informações sobre piracicabano Romário Nery.

“Ele acabou sendo baleado, morto e enterrado em Itapira. Na época, o prefeito Samuel Castro Neves em conjunto com Rotary e Fortunato Losso Netto se uniram para o resgate e traslado do corpo, em 1957, para o Cemitério da Saudade. Esta ação é interessante porque era desconhecida, e Eric descobriu que ele foi trasladado. Assim, a entrevista serve para corrigir esses erros sobre a história. Na época, a notícia era de que ele não tinha sido enterrado aqui, isso com base no que disse um parente do falecido. O Eric vai trazer também algumas fotos em que Losso Netto faz discursos e acompanha a situação nos cemitérios.”

Na mesma entrevista, o historiador conta sobre Jorge Jones, outro piracicabano falecido em combate. Era descendente de norte-americanos que procuraram o Brasil devido à Guerra da Secessão – quando, na década de 60, legalistas enfrentaram confederados que defendiam o direito de manter a escravidão nos Estados Unidos.

ASSISTA
A entrevista ocorre neste sábado, às 10h, pelo Youtube (Piracicaba Antiga), Facebook (A foto e a história Piracicaba Antiga e Voluntários de Piracicaba 1932) e Instagram (@antigapiracicaba).

Cristiane Bonin
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

2 × 3 =