Jovens criam livro sobre o Holocausto

Alunos escreveram e ilustraram livro sobre a 2ª Guerra. (Foto: Amanda Vieira/JP)

A escola estadual João Chiarini desenvolveu atividade lúdica e pedagógica de história com a turma do 9º ano. O trabalho da vez é um livro ilustrado, escrito pelos próprios alunos, em formas de cartas ou comunicados de uma das épocas mais marcantes da história: a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto.

“Foi algo incrível e triste ler alguns textos, pois haviam descrições, falas e sentimentos que mesmo nós que estudamos sobre o assunto nos comovemos”, conta Miriam Mello, uma das professoras responsáveis pela correção dos textos dos alunos.

De acordo com a criadora do projeto, a professora de história, Érica Santos, não foi um trabalho imposto para os alunos, tanto que alguns escolheram não participar, mas por ser um assunto de grande interesse, a maioria dos alunos da sala participou. “Eles já mostravam esse interesse desde o 7º ano, na época estávamos fazendo um projeto sobre a idade média, mas já sugeriram de fazermos sobre o holocausto”, comentou.

Os textos em formato de cartas não abordam somente a visão das vítimas, mas também, o lado dos soldados alemães-nazistas.

HOLOCAUSTO

O holocausto foi o nome dado ao genocídio (palavra também inventada depois deste caso que define um assassinato) em massa de cerca de 6 milhões de judeus durante a primeira metade do século 20. O genocídio foi feito por meio de um programa sistemático de extermínio étnico patrocinado pelo Estado nazista, liderado por Adolf Hitler e pelo Partido Nazista e que ocorreu em todo o Terceiro Reich.

Os campos de concentrações, onde eram mandados os judeus ao serem capturados e que faziam trabalhos escravos e depois mortos em câmaras de gás, teve uma duração de cinco anos e acabou a guerra em 1945.

Larissa Anunciato

[email protected]