JP é impedido de registrar reunião da Semac

Tema da reunião foi sobre mudança da Pinacoteca

A fotojornalista da redação foi impedida de trabalhar pelo vereador Trevisan Jr

A reunião da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural) para vereadores sobre a mudança de endereço da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra contou com a proibição de participação da fotojornalista do Jornal de Piracicaba, Amanda Vieira. A profissional foi impedida pelo vereador Trevisan Jr. de registrar o evento. A situação ocorreu na presença do secretário de Cultura, Adolpho Queiroz. Procurado pela edição sobre o motivo do impedimento, Queiroz respondeu por mensagem, pouco antes do fechamento da edição do dia que: “era uma reunião interna com os vereadores”.

Na mesma tarde, o grupo SOS Piracicaba, artistas e simpatizantes fizeram uma intervenção artística na Pinacoteca. “Ele falou que era uma reunião fechada dos vereadores com o secretário e que não podia fotografar. Falei que tudo bem e fui embora, mas vi que se eu insistisse, ele poderia querer brigar. No local estavam o secretário, o Trevisan e seu assessor e mais dois homens”, conta a fotojornalista. A reportagem do JP questionou a Câmara, o gabinete de Trevisan e a Semac sobre a situação de impedimento. “A Câmara não se pronuncia sobre atos individuais dos vereadores”, respondeu a assessoria do Legislativo. O vereador não se manifestou até o fechamento desta matéria. A intenção da Semac é transferir totalmente a Pinacoteca para o Engenho Central.

No entorno do prédio intitulado, em seu tombamento no Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural), por Casa das Artes Plásticas Miguel Arcanjo Benício Dutra, artistas e jornalistas se movimentavam produzindo conteúdos e artes. O evento começou as 14h e ficou até as 16h, um tempo de ponto alto com muitas participações: membros da Apap (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos), artistas como Tony Azevedo e Eduardo Grosso. A praça Almeida Junior foi retomada no sentido de recuperação histórica, de quando os artistas iam ao local para pintar ao ar livre.

Cristiane Bonin

[email protected]

Leia Mais:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

doze + seis =