JP flagra irregularidades em UPA de Piracicaba; Prefeitura se manifesta

Foto: Claudinho Coradini / JP

Na tarde desta quarta-feira (27), o Jornal de Piracicaba esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Piracicamirim, onde constatou uma série de irregularidades. Os próprios profissionais da unidade de saúde apontaram os defeitos, porém não quiseram se manifestar à reportagem.

Por conta da forte chuva que atingiu o município nesta terça-feira (26), goteiras puderam ser notadas em algumas dependências da unidade, em especial em uma das salas. As paredes também estavam tomadas por infiltrações e desgastes. Já do lado de fora da unidade de saúde, uma grande concentração de lixo virava atração para pombos.

A UPA é, atualmente, um local exclusivo para atendimento de pessoas com Covid-19.

NOTA DA PREFEITURA — A Secretaria de Saúde informou ao JP que “devido a forte chuva ocorrida no final da tarde de ontem (26), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Piracicamirim teve sua área interna invadida pela água por meio de infiltrações no telhado. A Pasta lembra que o prédio é antigo e que o problema é recorrente sempre quando acontece chuvas fortes.

É importante frisar que, desde março de 2020, a unidade é referência no atendimento Covid-19 na cidade, já a reforma foi iniciada em novembro de 2020, porém suspensa devido a pandemia da Covid-19. Em outubro deste ano, a pedido da Secretaria, foi solicitado a retomada da obra com o realinhamento de preços e renovação do contrato, porém, a empresa responsável não aceitou reassumir a obra por dificuldades financeiras decorrentes da pandemia. Com isso, neste momento, a Secretaria de Obras já solicitou à Procuradoria Geral do Município o chamamento das outras empresas que participaram da primeira licitação. Caso essas empresas não aceitem assumir a obra, será necessário a abertura de nova licitação. De acordo com o projeto de reforma da UPA Piracicamirim, será trocado todo o telhado da unidade, reformada a rede de esgoto, realizada a pintura geral além de outros serviços menores.

Sobre os demais assuntos pontuados pela reportagem, a prefeitura notificou a gestora da unidade – OSS Cegecon. A Organização Social de Saúde informou que assumiu a UPA Piracicamirim no dia 01 de Outubro e está realizando mudanças de fluxos para melhorias da unidade, quanto ao lixo domiciliar comum: ele fica acomodado em local separado com entrada somente externa não tendo ligação com a parte interna da UPA, onde é feita a coleta pela prefeitura de terça, quinta e sábado. Quanto a cadeira quebrada, ela foi retirada do espaço comum da unidade e enviada a prefeitura que é responsável pelo patrimônio e somente eles podem dar baixa de bens inservíveis.

A Secretaria de Saúde reforça que não há invasão de pombos no local e que os três animais avistados pela reportagem não foram e nem serão impedidos de voar pela cidade e pousarem sobre casas ou prédios públicos.”

Foto: Claudinho Coradini / JP
Foto: Claudinho Coradini / JP
Foto: Claudinho Coradini / JP
Foto: Claudinho Coradini / JP

Rafael Fioravanti / [email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

19 − um =