Comércio pode reabrir em 48 horas (Crédito: Claudinho Coradini/JP)

O juiz da Vara da Fazenda Pública de Piracicaba, Wander Pereira Rossette Júnior, concedeu liminar determinando abertura do comércio na cidade no prazo de 48 horas. O pedido foi feito por entidades que representam o setor na cidade; a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região).

Em seu despacho, o juiz determina que todos os estabelecimentos comerciais voltem a funcionar, em todas as áreas, com as cautelas recomendadas pelos órgãos de saúde, sob pena de apuração de eventual crime de desobediência e fixação de multa diária.

“As medidas impostas pelo Poder Público para combate ao Covid-19, mediante o fechamento do comércio, dito não essenciais, com o objetivo de conter a circulação de pessoas para maior efetividade do isolamento social, trouxe impactos de grande monta para toda a população”, afirma o magistrado.

A Prefeitura de Piracicaba foi questionada quanto o cumprimento da decisão judicial e até o momento não houve retorno.

As informações sobre a abertura do comércio em Piracicaba na edição imprensa do Jornal de Piracicaba desta quinta-feira (21).

Beto Silva

22 COMENTÁRIOS

  1. Quero ver quem vai se responsabilizar se o número de infectados e mortos aumentar decorrente disso. Será a ACIPI, CDL, Sindicato do Comércio, o Sr. Juiz ou ninguém? A resposta já sabemos. Estamos indo na contramão do mundo. Parabéns!

    • Precisa reabrir o quanto antes mesmo. Antes que as pessoas comecem a se dar conta de que não precisam de grande parte daquilo que é vendido no comércio.

    • Ué…ninguém esta sendo obrigado a frequentar o comercio.
      Se vc tem grana e geladeira cheia, fique em seu quarto trancado o tempo que achar necessário que não será contaminado.
      Simples assim.

  2. Infelizmente a ganância do brasileiro está falando mais alto , estão pensando no dinheiro e não em vidas , sem vidas não há mão de obras , talvez fosse hora de parar e por a mão na consciência , mais já sabemos o fim dessa história , vão morrer muita gente e ninguém vai se responsabilizar , bando de incompetente , gananciosos , só vão dar valor na vida na hora q perder um parente

  3. Seria justo com a população que exerce a função de pagador de impostos e com o brasileiro que acredita em sua nação abrindo empresa em seu país mesmo que não tenha a garantia de nada e muito menos segurança para tanto. Com segurança chegaremos lá, já que estamos li dando com um vírus mutante que chegará a quase 80% da população mundial e estamos em um país com déficit de trilhões deixamos por sistemas governamentais prejudicativos. Com uma taxa de arrecadação tributável anual gigantesca deveríamos nos atentar as compras sem licitações que governadores e prefeitos estão fazendo ao invés de ficarmos nos atacando. Sabão e água… álcool em gel… água sanitária… máscara… luvas… segurança e zelo! Quem puder ficar no conforto do seu lar que fique e entenda a necessidade do próximo. #paz

  4. Os sindicatos e federações estão fazendo a parte dela é este juiz, que presta um verdadeiro desserviço a população a quem ele por obrigação deveria cuidar demonstrando que pra ele o exemplo triste que vem de fora do país, decorrente das experiências negativas que tiveram por lá em nada nos ajuda, triste decisão a sua, torço que seja por sua simples opinião particular e não por alguma parcialidade a estes que pedem para que se abra novamente lamentável magistrado lamentável

  5. Parabéns pela decisão excelentíssimo juiz Wander Pereira Junior. Salvou a população da nossa cidade de uma calamidade muito maior que viria por conta do desemprego.

  6. Acredito que se todos usarem máscaras e tomar as devidas precauções, e houver horários alternados para o trabalho, da tudo certo, o negócio e que tem um bando de gente medrosa, preguiçosa, que quer mamar na teta do governo, não se alimenta direito, quem é de risco fique em casa, acho que ainda existem pessoas com saúde nesse planeta pra suportar essa pandemia. Vamos vencer com fé e trabalhando, vai dar tudo certo seu juiz parabéns

  7. Aposto que vcs que são contra abertura do comércio, não estão com a geladeira vazia e sem dinheiro, minha situação até o momento não mudou nada com o isolamento, mas se coloquem no lugar do pai de família que está desempregado…do pequeno empresário que vai ter que fechar as portas!!!!

  8. Quardem bem os nomes das entidades que entraram com a ação, e não esqueçam do juiz envolvido.
    Quando essa cidade entrar em colapso pelo aumento de mortos e doentes já sabem o que fazer, espalhem na internet os responsáveis, que são burgueses buscando apenas lucro porque nunca estão presentes, apenas seus empregados trabalham, eles estão protegidos enquanto todos estão no olho do furacão.
    ESPERO SINCERAMENTE QUE TODOS ABRAM FALÊNCIA.

  9. É só se protegerem, usar aventa, máscara, e a população tem que ter vergonha na cara e ir no centro no shopping se realmente precisarem, agora se o povo quiser ficar desfilando e não se preocupar com a vida deles oque vamos fazer.

  10. Parabéns ao juiz! Excelente e acertada decisão! Neste momento da infecção o isolamento total não tem mais respaldo científico. A maioria das eonomias mundiais já estão em funcionamento sendo o Brasil um dos poucos países ainda com cidades sem funcionamento. A paralização da economia e muito mais nefasta do que a suposta morte por contaminação da volta ao trabalho que deve ser feita com muito cuidado e respeito ao proxino.

  11. Parabéns ao Juíz e a todos por essa conquista. Estamos sendo forçados a deixar nossa família passar fome. Sei do risco do vírus, mas deixar todo mundo em casa só piora a situação. Temos que deixar de ser Robôs do governador.

  12. Parabens a acipi e aos demais órgãos por estar fazendo essa ação que vai ajudar muita gente , e vocês ricos que tem dinhero pra se manter no luxo e tem medo de uma gripe , ninguem ta mandando vocês sairem das suas casas nao beleza , fica na sua quarentena ai e nao enche o saco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

5 × 3 =