Kombi roda o estado para levar cultura e falar de meio ambiente

Projeto de Márcio Sartório viaja de kombi para tocar às margens de rios | Foto: Claudinho Coradini/JP

Os rios são fluidos e vívidos, assim como a cultura paulista. São essenciais para a vida e o bem-estar, assim como as artes e a música. Indiscutivelmente a música e os rios sempre estiveram presentes na vida dos seres humanos, nesse sentido, o projeto “Cancioneiro dos Rios”, do piracicabano Márcio Sartório, vem para valorizar esse envolvimento e surge como uma série que vai rodar o estado em uma Kombi para tratar de cultura, sociedade e meio ambiente.

A ideia da Kombi, já apelidada de Alzira, conta Sartória, era um ‘sonho antigo’. “Transformar o automóvel em casa, estúdio e também escritório. Comprei para, a partir disso, gravar material para o Youtube. Mas neste meio tempo abriu um edital do Proac”. Foi neste momento, entre produzir conteúdo para internet e a possibilidade de participar de um edital, é que surgiu o atual projeto, uma amálgama de tudo. “Juntei a ideia da Kombi com um projeto até então engavetado, o Cancioneiro dos Rios, na perspectiva de fazer um mapeamento das manifestações musicais em torno dos principais rios do Brasil. E enviei ao Proac”.

Nesta primeira temporada, conta, vai gravar seis shows perto de seis rios do Estado de São Paulo, e tirando o de Piracicaba, que será o show do Márcio Sartório, ele apresenta um artista local, com entrevista e, em seguida, show exclusivo do convidado. “Na cidade, farei um show que celebra meus 25 anos de carreira, ao lado do guitarrista Will Bordieri”.

A primeira gravação do Cancioneiro dos Rios acontece neste fim de semana, em Jau, às margens do Rio Jau, e em Ilha Solteira, perto do Rio Paraná. Depois gravam no rio Tietê, rio Piracicaba, rio Paraitinga (São Luiz do Paraitinga) e, enfim, às margens da Ribeira de Iguapé, em Iguapé. O show em Piracicaba, claro, às margens do rio Piracicaba, estreia dia 25 de março.

Ao todo, estima Sartório, a equipe da Kombi Alzira vai rodar cerca de 2.500 quilômetros no interior e litoral do estado. Todo o conteúdo será exibido primeiro nas redes sociais de Márcio Sartório (instagram.com/marciosartorio) e da Kombi Alzira (instagram.com/kombialzira), depois nas redes dos demais artistas participantes. Cancioneiro dos Rios é um projeto com aporte do Governo do Estado de São Paulo e do Governo Federal, via Lei Aldir Blanc.

Erick Tedesco | [email protected]

Leia mais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

15 − doze =