Lagoas de Ártemis e Lago Azul podem ser desassoreadas

Secretário de Defesa do Meio Ambiente, Marcos Kamogawa, quer revitalizar lagoas da área rural. (Foto: Divulgaçãp)

As lagoas de Ártemis e do Lago Azul poderão ser desassoreadas. O secretário da Sedema (Secretaria de Defesa e do Meio Ambiente), Marcos Yassuo Kamogawa, revelou que o prefeito Luciano Almeida (DEM) pretende executar projetos para resgatar o potencial turístico da área rural do município. A ideia vai ao encontro ao trabalho defendido pelo vereador Josef Borges (Solidariedade), que mesmo antes de ser eleito, já desenvolve ações para a melhoria desses espaços que estão degradados.

“Ter as lagoas recuperadas é importante para o meio ambiente e para a comunidade. Elas podem voltar a ser um atrativo turístico, descentralizando as opções do município, hoje concentradas na região da Rua do Porto. Esse é o desejo do prefeito Luciano Almeida. Podemos ter o resgate da cultura rural nesses locais e a recuperação ambiental”, comentou o secretário, que recebeu o vereador em seu gabinete na última quinta-feira (21).

Para o vereador, essa iniciativa do prefeito e do secretário vai de encontro com o seu projeto de promover a recuperação das lagoas e o desenvolvimento socioeconômico local, iniciado em 2017, com a limpeza da lagoa de Artemis, no bairro Itaiçaba, realizada por voluntários e por ele, enquanto líder comunitário e que continua agora no mandato de vereador.

“Nós decidimos iniciar a limpeza por conta própria, após licença da Defesa Civil – retirando as plantas que tomaram conta da lagoa, também para reduzir a quantidade de escorpiões e outros bichos peçonhentos que invadem as residências do entorno. Nosso projeto prevê a instalação de pista de caminhada, espaço de lazer e para empreendimentos, como trailers de alimentos e serviços como pedalinho para gerar renda e oportunidade de emprego em nossa comunidade. Também vamos buscar apoio da iniciativa privada para nos ajudar a concluir o projeto, unindo a comunidade, o poder público e a iniciativa privada na proteção das lagoas”, explicou o vereador.

Atualmente, os voluntários passaram a contar com a cessão de uma máquina pela prefeitura. Tanto o secretário Kamogawa como o secretário de Obras, Paulo Sérgio Ferreira da Silva, sinalizaram que continuarão apoiando essa ação dos moradores de Artemis.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Josef Borges também apresentou ao secretário sua ideia de ampliar a educação ambiental com o refl orestamento das lagoas, envolvendo os estudantes do distrito de Artemis. “Ao participarem diretamente da ação, as crianças aumentam o vínculo com os espaços e despertam para a responsabilidade cidadã de cada um com o meio ambiente. Temos muito trabalho a realizar e nossa intenção é atuar em conjunto com o Poder Público”, afirmou.

Kamogawa ressaltou que equipes da Sedema podem auxiliar a comunidade nessa recuperação das margens da lagoa, com apoio técnico e para as ações de educação ambiental. “Temos ótimos profissionais e dedicados a realizarem esses projetos no município”, disse.

O vereador e o secretário também conversaram sobre leis que podem ser aprimoradas para beneficiar o cuidado com o meio ambiente no município.

Da Redação

LEIA MAIS:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

13 + vinte =