Lanche saudável e delicioso

Foto: Pexels

Com a onda do home office, a tendência é pedir lanches e com quinoa é possível unir sabor e saúde

Estudo realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) mostrou que o consumo de sanduíches registrou um aumento de 34% no segundo semestre de 2020. Este aumento é devido a pandemia, o home office e a correria do dia a dia que geraram a necessidade de um consumo rápido de alimentos no Brasil.

O mais interessante é que o brasileiro está consciente do problema que pode gerar devido ao consumo dos produtos. De acordo com a pesquisa Diet & Health Under Covid-19, realizada em 30 países, colocou os brasileiros no topo do ranking entre as pessoas que acreditam ter engordado na pandemia. A média foi de 6,5kg de ganho de peso. Esse resultado tem relação direta com a queda na prática de exercícios físicos e o consumo de alimentos hipercalóricos, como os sanduíches vendidos por redes de fast food e hamburguerias, por exemplo.

A boa notícia, segundo a engenheira de alimentos Fabiane Costacurta, é que eles podem ser saudáveis e fornecer os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. “Em um sanduíche, o pão não pode faltar. O consumidor tem a sua disposição opções com farinhas integrais, sementes e fibras, sem glúten e veganos, produzidos a partir de fermentação biológica. Além disso, os recheios também podem ser mais leves e, ao mesmo tempo, saborosos”, destaca Fabiane, que é especialista em assuntos regulatórios da Jasmine Alimentos, indústria especializada em produtos saudáveis.

No início pode parecer difícil ter uma alimentação saudável e saborosa, ainda mais algo como lanches, mas que tal tentar testar essa receita que, além de saudável, é vegana?

Explorar esse caminho mais feetness pode surpreender até mesmo os carnívoros mais exigentes, afinal a quinoa com páprica tem uma textura e até sabores parecidos com a carne moída.

Hambúrguer de quinoa

Ingredientes

2 xícaras (chá) de Quinoa cozida
¼ de xícara (chá) de Aveia em Flocos Finos Sem Glúten
1 colher (café) de páprica defumada
1 colher (café) de páprica picante
1 pitada de orégano
1 pitada de sal
1 cebola pequena ralada 

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes exceto a aveia em flocos finos, que deve ser adicionada aos poucos, até que a massa desgrude da sua mão. Molde os hambúrgueres e leve ao forno a 180ºC por aproximadamente 20 minutos. Na metade do tempo vire os hambúrgueres para que doure do outro lado.

Escolha o pão e acrescente queijo (de preferência vegano ou sem lactose), folhas de alface, rodelas de tomate e de cebola.

A engenheira de alimentos comenta que “esta é uma preparação com alto valor nutritivo, principalmente em relação à presença de proteínas e fibras, favorecendo a saciedade e o funcionamento intestinal. Também possui uma excelente concentração de vitaminas e minerais”, enfatiza.

Larissa Anunciato
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dezessete − oito =