Led Zeppelin: 40 anos sem a banda de rock inglesa

"Rock and roll" foi a música mais tocada nos últimos cinco anos. (Foto: Reprodução Instagram)

Há 40 anos, no dia 04 de dezembro de 1980, a banda de rock Led Zeppelin, formada em Londres, anunciava o seu fim. Na ocasião, os integrantes decidiram interromper as atividades da banda, após a morte do amigo e baterista John Bonham. O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aproveitou a data para fazer um levantamento especial em homenagem ao grupo que marcou a história do rock.

A música do grupo mais tocada nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública foi “Rock and roll”, uma canção do quarto álbum de estúdio da banda com a participação especial do pianista Ian Stewart, do Rolling Stones. Logo em seguida, “Stairway to heaven”, “Whole lotta love”, “D’yer mak’er” e “All my love” completam o top 5 desse ranking.

No banco de dados do Ecad, Led Zeppelin tem 137 músicas cadastradas e um total de 1.828 gravações feitas pela banda e por outros artistas. As cinco músicas mais gravadas, em ordem, foram “Kashmir”, “Whole lotta love”, “Rock and roll” e “C’mon everybody”.

O pagamento de direitos autorais pela execução pública de músicas a autores ou seus herdeiros é assegurado por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a lei do direito autoral (9.610/98). No caso de execução de músicas estrangeiras no Brasil, o Ecad arrecada os valores e distribui para as associações brasileiras, que os repassam para as associações congêneres do exterior e, consequentemente, aos artistas.

Da Redação

LEIA MAIS:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 × 4 =