Legado histórico de Instituto é reverenciado pela Câmara de Piracicaba

Foto: Davi Negri

Os 55 anos do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) estão sendo reverenciados na cidade, na moção de aplausos 48/2022, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB). A entrega da comenda aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), às 10 horas, nas dependências da sala de reuniões da presidência, em ato solene do Cerimonial da Câmara.

Na entrega da honraria, o vereador Pedro Kawai destacou a importância da data festiva, em que o Instituto completa 55 anos, no registro de fatos que marcam Piracicaba. “A cidade não é moderna à toa, visto que temos instituições como o IHGP que fortalecem o nosso passado”, disse o parlamentar, que ainda comparou o crescimento e o fortalecimento das crianças, similar à uma terra boa, para se plantar as sementes.

Kawai também avaliou a pujança de Piracicaba perante a atuação do IHGP, bem como do papel da Câmara na homenagem, o que repercute o reconhecimento da população perante os trabalhos desenvolvidos do Instituto.

O presidente do IHGP, Edson Rontani Jr. enfatiza o caráter da moção de aplausos, em fazer barulho, considerando os 23 vereadores que aprovaram a homenagem, em consonância com a população. Também acentuou que o Instituto nasceu no bicentenário de Piracicaba, com foco em seus principais presidentes, até chegar nos dias atuais, em relevantes serviços prestados à população.

Pedro Vicente, ex-presidente do IHGP também considerou o recebimento da moção, no que agradeceu o papel da Câmara.

MOÇÃO — o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) começou suas atividades por ocasião do “Simpósio de Estudos Piracicabanos” realizado durante as comemorações do 2º centenário da fundação de Piracicaba. Inicialmente, as reuniões aconteciam nas dependências do IPASP (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba), posteriormente passou a ocupar o prédio da FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da UNICAMP) e atualmente está localizado na rua do Rosário, 781 – Centro.

O IHGP nasceu com a atribuição de acolher, organizar, preservar e disponibilizar ao público todos os documentos relacionados à História e Geografia da cidade. Em consonância com sua missão institucional, o IHGP acumulou no passar dos anos um considerável acervo de documentos, fotos e publicações de Piracicaba e do Brasil, tornando-se o principal centro de preservação da memória da cidade e importante fonte de pesquisa para estudantes, acadêmicos, jornalistas e historiadores.

O IHGP é também uma ativa instituição cultural, responsável pela edição de livros e uma revista anual, organização de cursos, palestras, apoio didático para escolas e professores, promovendo sempre a pesquisa e o conhecimento da História e Geografia de Piracicaba.

O Instituto é uma sociedade civil de caráter científico e cultural, com a finalidade de promover pesquisas, cursos e certames culturais, excursões científicas, comemorações cívicas e outras iniciativas compreendidas em seus objetivos sociais. Também tem objetivo de estimular pesquisas, cursos e eventos culturais, excursões científicas, comemorações cívicas relativas à cidade de Piracicaba, reforçando a construção da identidade local. Outra ação dessa importante instituição é colaborar com os setores públicas e civis em trabalhos ligados à finalidade do Instituto, bem como na defesa do patrimônio histórico, especialmente do município e região de Piracicaba.

MEDALHA — segundo a lei municipal 2.122 de 10 de julho de 1974, todos os anos o IHGP agracia com a medalha Prudente de Moraes, personalidades de destaque na área cultural ou econômica, seguindo seu patrono e primeiro presidente civil brasileiro, que teve grande participação histórica e econômica na cidade de Piracicaba.

Foto: Davi Negri
Foto: Davi Negri

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

treze − 1 =