Dos 25 itens avaliados pelo Observatório Cidadão de Piracicaba, a Câmara atendeu a 92% dos indicadores. (foto: Claudio Coradini/JP)

O relatório de transparência pública, que analisa o acesso à informação do Portal da Transparência da Câmara dos Vereadores de Piracicaba, revela que o Legislativo municipal atendeu a 92% dos indicadores avaliados pelo OCP (Observatório Cidadão de Piracicaba) este mês. É o maior percentual desde o início da série histórica, em 2012.

No último levantamento, publicado em dezembro de 2018, uma ferramenta de busca ainda não havia sido incorporada à página do Diário Oficial de Piracicaba. Para esta nova avaliação, o dispositivo foi implementado e, com isso, os usuários passaram a acessar, com mais precisão, as informações oficiais do município.

A novidade impulsionou o aumento na porcentagem de indicadores plenamente atendidos pelo Legislativo. O Diário Oficial circula entre segunda a sexta-feira.

O coordenador de políticas públicas do Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), organização que compõe o OCP, Marcelo de Medeiros acredita que o resultado indica que os temas transparência e parlamento aberto continuarão sendo prioridades do Legislativo municipal, mesmo após a troca da Mesa Diretora da Casa.

“Existe um trabalho para o fortalecimento desses resultados na Câmara dos Vereadores de Piracicaba. E são pautas que foram abraçadas pela Casa, como um todo, o que mostra que a agenda é muito positiva: para a sociedade e para o munícipio, empoderando o eleitorado e estimulando o cidadão a participar mais ativamente da agenda pública”, afirma.

Em abril, os vereadores de Piracicaba aprovaram, por unanimidade, um projeto que instituiu o Programa de Parlamento Aberto na cidade, uma iniciativa pioneira no Brasil.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta (MDB),o resultado positivo é fruto de m trabalho em conjunto entre a Mesa diretora, vereadores e funcionários da Casa. Ele contou que, ao assumir a presidência há sete meses estipulou a meta de chegar a 100% no quesito transparência. “Quero agradecer aos 23 vereadores servidores e colaboradores, todos fizeram parte dessa conquista”, afirmou.

Beto Silva
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

sete + 19 =