Legislativo questiona auxílio a lares de acolhimento

Quatro lares de idosos registraram óbitos por covid-19 (Foto: Amanda Vieira/JP)

A preocupação com a saúde financeira das instituições de acolhimento de idosos da cidade em tempos de pandemia motivou o vereador Matheus Erler (PSDB) a apresentar o requerimento 286/2020, aprovado na 13ª reunião extraordinária, nesta segunda-feira (8).

“Piracicaba passa por uma situação complicada. No Lar Betel foram 48 internos e 31 funcionários positivados com a covid-19, sendo nove óbitos. Tivemos Residencial Bem Viver, com 11 casos confirmados. E no Lar dos Velhinhos, conhecido em todo o Brasil, na semana passada tivemos a confirmação de 76 moradores e cinco funcionários. As idades são as mais avançadas possíveis”, informou o parlamentar, ao discutir o requerimento.

Erler quer saber se a Prefeitura do Município de Piracicaba está acompanhando o andamento do auxílio financeiro emergencial de R$ 160 milhões, a ser destinado a instituições de acolhimentos a idosos e aprovado pelo Senado Federal, no projeto de lei 1.888/2020.

Caso a resposta ao requerimento seja positiva, o parlamentar pergunta quais ações já foram tomadas para garantir que os recursos sejam destinados, também, às instituições de Piracicaba, e, se for negativa, solicita que as medidas sejam tomadas “com urgência”.

Ele também pergunta quantas ILPI`s (Instituições de Longa Permanência para Idosos) existem em Piracicaba e, dessas, quantas cumprem os requisitos para receber as verbas provenientes do projeto de lei.

O parlamentar também indaga sobre quais outras ações a Prefeitura fez e está fazendo em prol da população idosa do município com relação ao coronavírus. “Em nossa cidade, diversas casas de acolhimento de idosos têm sido afetadas por essa situação de calamidade, sendo papel do Estado fornecer suporte para que elas possam exercer suas atividades de maneira efetiva”, diz ele, no texto aprovado nesta segunda-feira.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

20 − 4 =