Lena vai receber título de Cidadã Piracicabana

Paulistana chegou em Piracicaba há 30 anos, viveu seis meses nas ruas e hoje ajuda pessoas em dificuldades

A ex-moradora de rua e empresária Helena Maria de Jesus Oliveira Lima, conhecida como Lena Salgados, vai ser homenageada pela Câmara de Vereadores com o título de Cidadã Piracicabana. A paulistana chegou a Piracicaba há 30 anos, viveu seis meses nas ruas, conheceu o marido Nilton Cesar de Lima, se casou, teve filhos e iniciou a venda de salgados de porta a porta.

O casal montou uma barraquinha em frente de casa e atualmente vende os salgados em uma lanchonete. Além da venda de salgados, Helena é conhecida pelas ações sociais que promove.

Na lanchonete, Lena atende gratuitamente a população com a impressão de currículos, boletos, agendamento de serviços públicos na internet e com o painel de vagas de emprego na cidade. A empresária ainda contribui com a arrecadação e redistribuição de alimentos, roupas, materiais de higiene e limpeza para pessoas em situação de vulnerabilidade social em Piracicaba e região.

A principal ação de Lena, no entanto, está na produção e distribuição de alimentos aos moradores de rua. Ela contou que prometeu a Deus fazer o ato depois de deixar as ruas e faz esse trabalho há mais de 16 anos.

De acordo com o texto da propositura, Helena considera que apesar de realizar tantas ações pelo próximo, ainda não é o suficiente para ser respeitada por algumas pessoas, já que é uma mulher negra.

A entrega do título de “Cidadã Piracicabana à Lena Salgados será realizada na Câmara Municipal de Piracicaba, em reunião solene. A data da cerimônia ainda não foi agendada pela Casa.

Sobre a homenagem, a empresária disse que ficou muito feliz. “Eu achei o máximo, muito bom, é um reconhecimento”, avaliou.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

catorze − 2 =