Algumas dicas simples ajudam a evitar lesões e manter o corpo em movimento de maneira segura. (Fotos: Freepik)

O confinamento durante a pandemia aumentou as lesões e acidentes domésticos. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), durante o período de isolamento social, o número chegou a 30% e a maioria dos casos são entre pessoas acima de 65 anos. Os acidentes são causados por quedas ao realizar tarefas de manutenção doméstica como subir em cadeiras e escadas.

Além disso, a prática de exercícios físicos realizados em casa também colaborou para o aumento de lesões desde o início da pandemia, já que muitas pessoas começaram a realizar atividades físicas em casa, por aplicativos ou aulas online. Segundo Aline Caniçais, coordenadora de fisioterapia da HTM Eletrônica, empresa pioneira na fabricação de equipamentos estéticos e de reabilitação física, as lesões mais comuns acontecem nos joelhos, tornozelos, lombar e quadril. “As improvisações ao realizar atividades das quais as pessoas não estão acostumados podem ocasionar quedas e causar fraturas, luxações e entorses. Nesses casos, o tratamento mais adequado para tratar lesões é feito com o equipamento Fisio Stim. Ele é composto por correntes excitomotoras e terapêuticas”, explica.

As correntes que promovem contração muscular, quando associadas a contração ativa da musculatura, proporcionam um tratamento global e garantem resultados efetivos, pois recrutam em torno de 40% a mais de fibras musculares. Já as correntes terapêuticas do equipamento promovem o alívio sintomático das dores, contribuindo para a recuperação do local lesionado.

ESTÍMULOS ELÉTRICOS

A estimulação elétrica foi desenvolvida com o objetivo de melhorar as contrações voluntárias do músculo esquelético, tornando-o mais funcional. Em muitos idosos, o controle sobre os músculos pode estar bem prejudicado, e a eletroterapia auxilia nesse sentido. O tratamento facilita a realização de movimentos funcionais ou pode manter o alinhamento da postura para a execução de movimentos.

COMO EVITAR LESÕES

A especialista elenca algumas dicas para evitar lesões durante as atividades em casa. A primeira é sempre observar a carga e não tentar fazer algo que seu corpo não suporta. É normal sentir um cansaço muscular nos primeiros dias, mas se a dor for muito forte, significa uma lesão, então é necessário suspender exercícios na região lesionada. A orientação é tentar manter a postura de maneira adequada, não compensar o peso, quando possível fazer em frente a um espelho. As principais regiões em que deve evitar sobrecarregar são pescoço, coluna e joelhos.

A segunda dica é tentar executar com perfeição os exercícios, tendo consciência do próprio corpo e como ele está se posicionando. Caso tenha dificuldade, observe melhor antes de executar. Durante a execução, é preciso observar como os músculos se comportam e se sente uma sobrecarga em algum local do corpo. Caso não sinta nenhuma dor, continue seguindo as orientações.

Por fim, a terceira dica é, durante os exercícios de membros superiores (braços), evitar contrair o músculo trapézio (entre o pescoço e o braço), evitar também movimentos projetando a cabeça a frente ou passar barra ou cabo atrás da cabeça. Já quando for realizar exercícios para os membros inferiores (pernas), não deixar o joelho desviar do eixo do corpo, seja para fora ou para dentro; sempre tentar deixar o joelho na mesma linha do ombro.

Da Redação

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