Líder comunitário Valdemar Correr morre vítima da covid-19

Correr era bastante conhecido na cidade por estar sempre à frente de várias lutas em prol da comunidade /Foto Claudinho Coradini/JP

Morreu na manhã deste sábado (12), aos 55 anos, por complicações da covid-19, o biólogo e gestor ambiental Valdemar Correr. Ele estava internado no Hospital Regional de Piracicaba ‘Dra. Zilda Arns’. Atuante na comunidade tirolesa, foi um dos que lutou contra a instalação do pedágio na SP-308 (rodovia Hermínio Petrin), no km 180, principal acesso aos bairros Santana e Santa Olímpia, já que o acordado seria após esse bolsão de entrada, conforme apontado pelo Plano Diretor de Desenvolvimento. Sua luta não foi em vão e após várias reuniões, a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) confirmou que o pedágio naquela rodovia seria instalado no km 182,2, atendendo a reivindicação dos moradores.


Além de líder do bairro, Correr também era professor na rede pública de ensino, membro da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e integrante do Conselho Municipal de Saúde. Na eleição municipal de 2020, conquistou a primeira suplência de vereador pelo Partido dos Trabalhadores na cidade.


Sua morte repercutiu na cidade e as redes sociais foram tomadas por frases lamentando sua partida. A deputada estadual e presidente da Apeoesp, Professora Bebel (PT) publicou nota de pesar. “Este sábado começa tristíssimo […] Faleceu de covid-19 nosso companheiro Valdemar Correr, meu amigo pessoal, fiel escudeiro em minhas visitas a escolas e aos bairros de Piracicaba […]. Estou muito, muito triste com a sua partida […[ À esposa Simone, aos dois filhos que deixa, a toda a família e amigos, expresso meu mais profundo sentimento de consternação e toda a minha solidariedade neste momento de muita dor”.


O ex-prefeito de Piracicaba, José Machado (PT), escreveu: “perdemos hoje um grande piracicabano, Valdemar Correr, vítima da covid-19. Seus familiares perderam um ente querido. A comunidade de Santa Olímpia perdeu um amigo e uma liderança. Eu perdi um querido amigo e companheiro de lutas. Perdemos todos. Uma tristeza incomensurável. Lutou bravamente, mas não resistiu. Com imenso sentimento de dor, manifesto meu pesar e minha solidariedade aos seus familiares e amigos”.


O também ex-prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB), se expressou a respeito do falecimento de Correr: “lamentavelmente perdemos o amigo e professor Valdemar Correr, liderança forte na nossa cidade. Que Deus conforte sua família e amigos”.


A bióloga amiga de Correr e colega profissão, Cristina Crespo Rodrigues escreveu nas redes sociais: “hoje perdi um amigo e o mundo um grande homem. Só quem teve o prazer de conhecê-lo sabe o que estou sentindo. Valdemar Correr, homem de garra, íntegro e sábio, mas principalmente, um coração que não cabia dentro dele. […]Nós da turma RA88, mais que amigos, irmãos, sentiremos muito sua falta. Descanse em paz”.


A vereadora Rai de Almeida (PT) também usou as redes para se manifestar. “Nosso amigo e companheiro de lutas Valdemar Correr é mais uma vítima da covid-19 e da política genocida adotada pelo governo. Valdemar, ao longo da sua vida, foi defensor e lutador incansável pela justiça social, pelo fortalecimento da democracia e contra todo tipo de arbitrariedade”.

O enterro de Valdemar estava previsto para às 15 deste sábado (12), no Cemitério da Vila Rezende, mas foi antecipado para às 13h. Por ter sido vítima da covid-19, não houve velório. Ele deixa esposa e dois filhos.

Fernanda Moraes
[email protected]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

1 × um =