Ligações irregulares são motivo de extravasamentos em dias de chuva

Foto: Claudinho Coradini/JP

Os meses de janeiro a março possuem, normalmente, características de altas temperaturas e possibilidade de chuvas intensas. Ao longo desse período, assim como durante todo ano, é importante que a população usufrua das redes de coleta de esgoto e de coleta de águas pluviais de maneira correta.

Em Piracicaba, o mau uso desses sistemas é um problema recorrente e desencadeia extravasamentos de água residual pelas ruas do município. Durante o verão, um dos maiores problemas percebidos são o direcionamento da água da chuva para o sistema de esgotamento sanitário. As tubulações de esgoto não foram feitas para transportar a água pluvial, pois não suportam o grande volume ocasionado pelas chuvas. E junto da chuva, entram nas tubulações elementos como folhas de árvores, areia e lixo que obstruem a passagem do esgoto doméstico. O descarte da água para as tubulações acontece pelas ligações irregulares, quando o morador, por exemplo, liga a tubulação pluvial da casa às redes coletoras de esgoto.

De acordo com o supervisor de serviços da Mirante, Giovan Christofolletti, “O morador muitas vezes não sabe que a tubulação pluvial da residência está ligada à rede coletora de esgoto. Para sabermos se a ligação está correta é necessário que a tubulação da rede pluvial seja descartada na guia da calçada que vai diretamente para as bocas de lobo e a rede coletora de esgoto, através da caixa de inspeção, é interligada ao ramal de esgoto que transcorre pela rede coletora de esgoto”. Giovan diz ainda que um teste simples com anilina é capaz de identificar se as redes estão interligadas.

Para que o morador da residência fique tranquilo nesse período de chuvas, basta contactar um encanador de sua confiança e fazer a checagem do seu sistema de água pluvial e esgoto. “Fique atento, pois água de chuva e esgoto não se misturam”, alerta Giovan.

Leia Mais:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

3 × 5 =