‘Live’ vai mostrar bastidores do Zoológico da cidade

Momento permitirá às pessoas se conectar com os animais (Foto: Amanda Vieira/JP)

O Zoológico Municipal de Piracicaba também entrou na onda das ‘lives’. Nesta sexta-feira (22), a partir das 14h30, haverá uma transmissão ao vivo do espaço que abriga cerca de 370 animais e que está fechado desde o dia 18 de março.

A ‘live’ – que comemora o Dia Mundial da Conservação da Biodiversidade, que anualmente é celebrado em 22 de maio – será transmitida por meio do Facebook. A iniciativa é uma parceria entre a equipe do Zoo e o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).




O evento digital é uma boa oportunidade para se conhecer a estrutura existente nos bastidores do Zoo, frisa a bióloga Elisabeth da Silveira Nunes Salles, do NEA. “Estrutura essa que ajuda a promover o bem-estar dos animais em cativeiro e a atingir os objetivos que todo zoológico deve ter como foco: a conservação, a pesquisa e a educação ambiental”, disse.

A ideia é percorrer alguns setores e recintos e, simultaneamente, interagir com internautas que estejam ‘online’, conta a veterinária Camilla Xavier, a responsável técnica pelo zoológico. “Estamos tentando movimentar as redes sociais para levar o Zoo até as pessoas nessa época de distanciamento e reclusão”, explicou Camilla.

A ‘live’ será iniciada às 14h30, com a apresentação da bióloga Paula Mathias, que estará circulando pelos bastidores do Zoo, com destaque para a cozinha onde são preparadas as bandejas com a alimentação dos animais.

“Essa ‘live’ exibindo os nossos bastidores será importante para mostrar a toda população da cidade a real função do zoológico, que inclui a preservação de espécies, a educação ambiental e o bem-estar dos animais”, avalia Thiago Vilalta, o diretor do zoológico. “Pelos bastidores, vamos mostrar que zoológico não é um depósito de animais, pelo contrário, esses animais estão aqui por não terem condições de voltar para a natureza”, salientou.

O Zoo prossegue fechado à visitação pública, porém os animais continuam a receber todos os cuidados e atendimentos por parte dos tratadores e da equipe técnica.

MAIS ATIVIDADES

Nos dias seguintes à realização da ‘live’, o Zoológico de Piracicaba vai publicar em suas redes sociais (Facebook e Instagram) os informativos “Zoo dá o Recado” que abordarão vários temas para que as pessoas conheçam e valorizem os trabalhos realizados nos zoológicos.

Também serão postadas orientações para que a população, de alguma forma, contribua por meio de ações concretas com a conservação da biodiversidade. Exemplos: combate ao tráfico de animais silvestres e adoção de animais domésticos, desmistificação de animais como cobras, corujas e morcegos, que sofrem preconceitos, entre outros temas.