Publicação traz ferramentas para o exercício da profissão. /Foto: Divulgação.

Lançado recentemente pela Editora Appris, o livro “A Hidráulica de todo dia no Saneamento”, de autoria do engenheiro Daniel Manzi, professor da EEP/Fumep (Escola de Engenharia da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), já registra boa procura e suscita a curiosidade de profissionais e alunos técnicos, de graduação e pós-graduação que atuam ou queiram atuar na área de saneamento.

“A publicação traduz para a prática diária a teoria de conteúdos acadêmicos e manuais técnicos mais complexos, com a proposta de alcançar e ajudar sobretudo os engenheiros civis e ambientais que estão na linha de frente, trabalhando para colocar água e saneamento em nossas casas, empreendimentos e organizações”, disse Manzi, que também é coordenador de Regulação da Ares-PCJ (Agência Reguladora).

Ele revela que a obra traz os fundamentos básicos da Hidráulica e da Mecânica dos Fluidos de forma simples, clara e objetiva, apresentando essas ferramentas como acessíveis para localizar vazamentos ou regiões de mistura de setores de distribuição, para aumentar a capacidade de vazão de sistemas de distribuição de água, reduzir perdas, ensaiar redes de novos empreendimentos, aumentar a eficiência energética ou mesmo reduzir a frequência de problemas operacionais em campo.

“Com um capítulo dedicado exclusivamente à modelagem hidráulica, o livro desmistifica alguns tabus apresentando exemplos úteis no cotidiano de quem lida com a água”, disse o autor, que foi engenheiro e diretor do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.

Ao ressaltar a importância da obra, os coordenadores dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental da EEP, Milton Rontani Jr. e Paulo Edison Martins da Silveira, ressaltam que os conteúdos de hidráulica básica e aplicada são ferramentas fundamentais para o exercício da profissão.

“Vale a pena investir em bom conhecimento”, afirmaram.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

11 − nove =