Livro retrata as Origens dos ‘Galesi’ e do Bairro Pompeia

0
133 views
Autor contribuiu com a história da cidade, segundo o IHGP. (Foto: Claudinho Coradini/JP)

O aposentado Amadeu Provenzano Filho lança neste sábado (30), o seu livro “A Família Galesi e as Origens do Bairro Pompeia em Piracicaba”, no IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), às 10h. A obra tem tiragem inicial de 300 exemplares e será distribuída gratuitamente.

Amadeu conta que teve a ideia de escrever o livro com o objetivo de manter a família unida e relembrar como o Bairro Pompeia começou a se desenvolver em Piracicaba. Antes de escrever o livro, o aposentado ouviu algum de seus familiares, como sua mãe e sua tia, já falecidas, que lhe passaram informações importantes do passado.

“Quando minha tia faleceu, fomos até sua casa para pegar algumas coisas e encontramos um baú que continha muitas fotos e documentos interessantes”, explicou Amadeu.

A partir de então, Amadeu iniciou um processo de pesquisa. Durante o estudo, o aposentado se aprofundou em assuntos referentes aos bárbaros, na França.

O autor da obra conta que os Galesi fugiram da França para o norte da Itália e ao chegarem ao país ficaram conhecidos como “Galesis” e decidiram manter esse nome com medo da perseguição dos bárbaros, que na época eram conhecidos como vikings. ”Busquei informações, conversei com várias pessoas e algumas tinham até medo de informar e ceder documentos”, disse.

De tanto insistir, Amadeu conseguiu recolher os documentos que faltavam para produzir o livro. O aposentado relatou que as dificuldades foram grandes, mas que de tanto insistir conseguiu terminar a obra .

“Foram vários obstáculos. Primeiro pela busca e coleta de documentos, depois por passar por um problema de saúde. No entanto, fui persistente e consegui finalizar esta obra, que conta tudo sobre o início da Pompeia e como ela foi desenvolvida ao longo dos anos”, disse o autor.

O diretor do IHGP, Adolfo Queiroz ressaltou a importância do livro. “A Pompeia é uma referência da cidade. O Instituto sente-se eternamente grato pelo Amadeu por ter possibilitado essa parceria e ter nos ajudado a contar de mais um bairro importante da cidade”, salientou.

Marcelo Uliana

[email protected]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

4 × 4 =