Livro sobre a Mata Atlântica será lançado no Museu Prudente de Moraes nesta sexta

Foto: Arquivo/IHGP

Obra destaca o Jardim Botânico de Piracicaba

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes sedia, no dia 24 de junho, o lançamento do livro “Guia das plantas da Mata Atlântica – Floresta estacional”. A obra é um trabalho conjunto dos autores e pesquisadores Vinicius Castro Souza, Cássio Patrocínio Toledo, Daniela Sampaio, Narcísio Costa Bígio, Gabriel Dalla Colletta, Natalia Macedo Ivanauskas e Thiago Bevilacqua Flores. O livro tem 360 páginas, ricamente ilustradas, e foi impresso pela Editora LPE. A organização do evento está sob responsabilidade do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba). A entrada é gratuita.

Segundo um dos autores, Vinícius Castro Souza, o livro cataloga as plantas das Florestas Estacionais existentes na Mata Atlântica. “Ele é destinado aos botânicos e profissionais da área ambiental e àqueles interessados pela flora brasileira, apresentando mais de mil fotografias de plantas, além de conteúdo que auxilia no reconhecimento das espécies e na caracterização das florestas estacionais do Brasil”, diz. Vinícius é professor da USP e foi diretor da Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, além de já ter escrito 16 livros.

Na Mata Atlântica, a obra dá ênfase na porção mais interiorana, ocorre a Floresta Estacional, a qual apresenta uma resposta curiosa do período seco ou mais frio, quando a maior parte das árvores perde as suas folhas, voltando a recuperá-las no início das chuvas. Esse fenômeno pode ser observado principalmente nas maiores árvores desta floresta, como os angicos, jequitibás, perobas, paineiras e jacarandás.

O livro também traz um estudo de planejamento da composição florística do Jardim Botânico de Piracicaba.

Fernanda Rizzi
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

sete + 15 =