Mãe escreve livro sobre a curta trajetória de sua filha

Foto: Jacintha Editores

Vania conta que sentiu a filha enquanto escrevia a obra

A obra “As Flores de Bia – um amor transcendental”, de Vania Miano Zanaga, teve seu lançamento nesta quarta-feira (29), na cidade de Americana. Publicada pela Jacintha Editores, o livro é composto de narrativas e reflexões que reconstituem o curto e luminoso percurso de vida da menina Beatriz Miano Zanaga, filha da autora. Falecida em 2019, Bia tinha o diagnóstico de síndrome de down e enfrentou desde muito pequena – ao lado da família – as agruras do preconceito e do adoecimento sem deixar de estampar um sorriso escancarado à altura de sua enorme disposição pela vida. Toda a renda com a venda dos livros será revertida para instituições sociais.

O livro, em sua origem, nasce dos relatos da autora, mãe de Bia, impregnados pela indizível dor da perda da filha. Ao serem trazidos a público, todavia, esses relatos convertem-se em sentimentos sublimados em uma obra vívida, que emana espiritualidade e ensinamentos. Assim é que Vania se desvela, página a página de seu livro, inscrevendo-se como escritora e mãe que compartilha com seus leitores e leitoras o perfume das flores que exala do amor que Bia irradiou – e segue irradiando.

Durante as finalizações da publicação, a frase “Ninguém é sábio demais que não precise aprender” aflorou repetidas vezes em Vania. “Eu sentia perfeitamente a presença da Bia junto a mim”, recorda ela. Foi como se a filha “insistisse na relevância do livro, pela necessidade que todos temos em estar sempre nos desenvolvendo”, conta a autora.

Nesse sentido é que a vida e o legado de Bia vicejam de maneira inspiradora ao longo das páginas de As Flores de Bia.“A percepção que Vania retira do vivenciado com sua Princesa floresce do que Bia iluminou, transfigurando a própria autora em um aprendizado que ela busca repartir aqui com você, leitor”, revela o jornalista e psicanalista Heitor Amilcar, editor-chefe da Jacintha Editores e responsável pela publicação do livro.

Fernanda Rizzi
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

7 + 4 =