Maior universidade do Brasil pode fechar em julho

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Sem ter como pagar custos básicos como água e luz, a UFRJ deixará de investir na pesquisa de duas vacinas nacionais contra a Covid-19

A notícia que a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) poderá fechar em julho por falta de verbas causou furor na internet ontem (segunda-feira, dia 10) com base em artigo publicado pelo jornal O Globo na última quinta-feira. O texto, assinado pela reitoria da instituição de ensino – a maior universidade do país – defende a ciência no combate à pandemia do novo Coronavirus bem como a manutenção dos serviços hospitalares prestados à sociedade carioca. No Twitter houve mais de 80 mil menções a UFRJ com temor sobre o encerramento das atividades na Capital do Rio.

Com apenas metade em mãos do orçamento disponibilizado pelo Governo Federal neste ano – valores que já sofreram cortes em anos anteriores – ficará comprometida muito além das atividades escolares. Sem ter como pagar custos básicos como água e luz, a UFRJ deixará de investir na pesquisa de duas vacinas nacionais contra a Covid-19.

Também ficará comprometido o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Este complexo de saúde da UFRJ é o maior do Estado do Rio de janeiro em volume de consultas, tem um CTI (Centro de Terapia Intensiva) novo e conta com mais de 100 leitos de enfermaria para tratamento da Covid-19.

“Em dez anos, nos restará perguntar onde estará a capacidade de resposta na próxima emergência sanitária e qual será a opção terapêutica milagrosa que colocarão à venda”, questiona, ao final, o texto escrito a duas mãos pela reitora Denise Pires de Carvalho e pelo vice-reitor Carlos Frederico Leão Rocha.

Para ler o artigo ´Universidade Fica Inviável´ na integra, acesse: https://ufrjoficial.medium.com/em-artigo-no-globo-reitora-e-vice-reitor-denunciam-que-governo-inviabilizar%C3%A1-a-universidade-10477bb47bd7

Cristiane Bonin

[email protected]

Leia Mais:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

nove − cinco =