Capacitação segue até dia 10 de novembro. (Claudinho Coradini/JP)

Os 3.828 mesários convocados para trabalhar nas eleições municipais de Piracicaba, Charqueada e Rio das Pedras, municípios pelos quais respondem os três cartórios eleitorais da cidade (zonas 93, 244 e 270), já passam por treinamento e, diferente dos pleitos anteriores, desta vez fazem pelo portal de EAD (Educação a Distância) do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou pelo aplicativo disponibilizado pelo órgão federal. Entre os convocados pelas zonais locais, a maior ainda optou pelo treinamento online.

Na 244ª zona, presidente e primeiro mesário obrigatoriamente fazem o curso via EAD. Foram divididos em 10 turmas e esta semana já é a oitava que passa por treinamento. Deste grupo, 322 de 460 já concluíram o exigido pelo TSE. De acordo com o cartório eleitoral de Piracicaba, trabalharão 1.144 mesários em 2020 na 244º.

Já na 270ª Zona Eleitoral, que tem 280 postos a menos em relação ao pleito de 2018 (1.588 ante 1.872), segundo dados do cartório eleitoral local, 396 mesários – de um total de 794 – já concluíram no EAD. Na 93ª Zona Eleitoral, devem trabalhar neste ano cerca de 1.092 mesários.

Demais mesários e secretário, das três zonas da cidade, podem realizar o treinamento pelo aplicativo e o prazo final, obrigatório, é 14 de novembro.

No pleito de novembro, Piracicaba terá 137 locais de votação e serão utilizadas 872 urnas eletrônicas, segundo informações divulgadas à Câmara Municipal de Piracicaba pela Justiça Eleitoral. Em relação às eleições de 2018, são 89 menos equipamentos para registro dos votos e redução no número de voluntários (presidentes de seções e mesários).

A capacitação preferencialmente pelo modelo de EaD ocorre devido à necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia de Covid-19. O treinamento on-line prosseguirá até o dia 10 de novembro. As aulas são organizadas em trilhas do conhecimento, distribuídas em blocos de assuntos, como a preparação da seção eleitoral, os materiais disponibilizados para cada local de votação e os documentos exigidos dos eleitores no momento do voto.

Erick Tedesco

[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

três − um =