Mais antigo da cidade: Bar Cruzeiro reabre

Foto: Alessandro Maschio/JP

Espaço foi fundado em 1879; mostra cultural integra atrações

O histórico Bar Cruzeiro reabre suas portas nesta quarta-feira (13), às 20h, com programação cultural especial que conta com Mostra Coletiva de trabalhos variados de artista da cidade – intitulada “Arte em Re-Existência” – e música ao vivo a cargo de Du Quadros e Fabio Conceição. Localizado à Rua Moraes Barros, 1321, no Bairro Alto, o espaço mantém ainda as mesmas características estéticas e arquitetônicas que fizeram dele, ao longo da história, um dos ícones da cultura local.

Fundindo arte com cerveja gelada e boa gastronomia, Cruzeiro traz ao público o marco na culinária da cidade: a famosa “Parmegiana” preparada com excelência por Celso Ortiz, que continua no novo cardápio do Cruzeiro, além de oferecer pratos novos e especiais preparados aos fins de semana. Na reinauguração a dica é chegar um pouco antes para garantir lugar, uma vez que ao longo deste mês de retomada o bar não fará reservas de mesas.

MOSTRA RE-EXISTÊNCIA
Para comemorar a sua volta, a casa recebe a exposição coletiva “Arte em Re-Existência”, que conta com a participação dos artistas Alê Bragion, Alice Lima, Alzira Ballestero, Flavio Camargo, Giulia Zen, Josimara Elisa, Lídice Salgot, Luciana Camuzzo, Patrícia Rebello e Tony Azevedo.

Na mostra, os artistas convidados trazem a reflexão da arte e da cultura como resistência política, cultural e estética, buscando um diálogo e a aproximação com o público. A mostra pode ser vista e apreciada de 13 de julho a 28 de agosto.

HISTÓRIA DO BAR
O Bar Cruzeiro foi fundado pela imigrante italiana Antonella Azinne, e dado de presente ao filho dela (Francesco Azinne), em 1879. Na época, foi inaugurado como o “Bar do Chiquinho”, que permaneceu até em 1919, quando foi comprado pelo Tonico Alemão e passou a se chamar “Bar Almeida”.

Em 1938, o bar foi vendido para António Kraide que, novamente, mudou o nome do bar para o “Bar Cruzeiro”. Em 1949, João Franchim adquiriu o local. Logo após, assumiram os casais Alberto Franquim e Antônio Pexe e suas esposas, as Sras. Hilda Franquim e Zaíra Franquim.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

15 + doze =