Medida foi tomada pela Sercretaria de Estado da Saúde para evitar aglomeração de pessoas. (Foto: Amanda Vieira/JP)

Cerca de 43 mil animais, entre cães e gatos, deixarão de ser vacinados contra a raiva este ano em Piracicaba. A Secretaria de Saúde do município confirmou ontem que não haverá campanha antirrábica devido à pandemia do novo coronavírus. A decisão é da Secretaria de Estado da Saúde, segundo explicou, em uma rede social, o prefeito Barjas Negri (PSDB).

Segundo o tucano, a campanha, que costuma ocorrer nos meses de agosto e setembro, foi adiada e apenas a imunização de rotina será realizada. “A Secretaria de Estado da Saúde informou que a medida foi adotada para evitar aglomerações durante a pandemia do novo coronavírus”, informou.

Barjas acrescentou que as doses da vacina antirrábica vão continuar sendo aplicadas nos serviços de saúde municipais para a vacinação de rotina de cães e gatos.

A Secretaria de Saúde explicou que a vacinação de rotina citada pelo prefeito é destinada a cães e gatos que, comprovadamente, tiveram contato com morcegos vivos ou mortos.

ACESSO À VACINA

Para ter acesso à vacina o proprietário do animal deve procurar o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). A pasta reforçou que somente serão vacinados cães e gatos cujo o proprietário comprove o contato com morcego. Já os cães e gatos que estão sob a guarda do CCZ serão vacinados normalmente.

A secretaria municipal informou que a última campanha antirrábica no município ocorreu no ano passado, quando foram imunizados 42.929 animais entre cães e gatos.

Neste ano, a vacinação de rotina feita no canil e gatil municipais atendeu 664 animais. No ano passado, foram 913 animais imunizados.

TOTAL DE ANIMAIS

De acordo com a Secretaria de Saúde de Piracicaba, não há um censo animal no município, no Estado ou na União. Para definir a população de cães e gatos, no entanto, o Ministério da Saúde estimativa um cão para cada dez pessoas.

Para o Estado de São Paulo, a estimativa é de um cão para cada sete pessoas, tendo que considerar características sociais de cada região.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

8 + 20 =