Mais de 450 pessoas esperam por cirurgia ortopédica

Foto: Amanda Vieira/JP

Devido à pandemia do novo coronavírus, as cirurgias eletivas foram suspensas seguindo orientação do MS (Ministério da Saúde). Em Piracicaba, 587 pessoas aguardam para realizar cirurgia de catarata e ortopédica pelo SUS (Sistema Único de Saúde). De acordo com levantamento da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), 102 pessoas aguardam a cirurgia de catarata e 485 para cirurgias ortopédicas.

“Estamos vivendo situações não favoráveis para realização de procedimentos eletivos, portanto, essas cirurgias serão retomadas após o final da pandemia”, informou a pasta.

Até abril deste ano, foram realizadas 616 cirurgias ortopédicas e 338 cirurgias de catarata na cidade, conforme informou a SMS em nota.

Em relação aos ultrassons, a SMS informou que realiza higienização do sistema “para depuração dos cadastros e, assim, levantarmos o número exato de pacientes na lista de espera”.

O cenário está comprometido pela pandemia, mas a pasta afirmou que não há pessoas que aguardam ultrassom em caso de gestação e de urgência e emergência.

A SMS disse ainda que realiza, em média 3.500 ultrassons mensalmente, que são distribuídos entre o CDI (Centro de Diagnósticos por Imagem), AME-Piracicaba (Ambulatório Médico de Especialidades) e Hospital Regional.

CENTRO OFTALMOLÓGICO
Desde fevereiro Piracicaba tem o COHR (Centro Oftalmológico de Referência). Segundo a SMS, em cinco meses de atuação, o Centro realizou mais de 670 procedimentos pelo SUS. “Vale destacar que contamos agora com o COHR, em Piracicaba, que veio para reforçar nossa estrutura de atendimentos oftalmológicos, inclusive cirurgias de catarata”, informou a SMS em nota.

Antes do COHR, os pacientes que precisassem de procedimentos oftalmológicos eram atendidos em São Paulo, no Insituto Suel. “Houve, portanto, um ganho de qualidade e de agilidade no atendimento, o que significa mais conforto, uma vez que os pacientes não precisam mais realizar viagens longas e passar por todo o desgaste inerente”, disse o responsável pela pasta, dr. Pedro Mello.

O COHR fica na avenida Itália, 352, no bairro Cidade Jardim.

Andressa Mota

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

treze + 3 =