Máquina que faz troca de livro está na cidade até 4ª

Foto: Divulgação

Iniciativa apresenta a Incrível Máquina de Livros, que realiza troca das 10h às 17h

A Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto recebe A Incrível Máquina de Livros. O evento gratuito acontece na
Praça Cacilda Cavaggioni (ao lado da biblioteca) de segunda-feira (18) a quarta-feira (20), das 10h às 17h. A iniciativa é da Infinito Cultural, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), com o patrocínio da Colgate-Palmolive, apoio da Prefeitura de Piracicaba por meio da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural).

A Incrível Máquina de Livros funciona em uma unidade móvel, que ficará estacionada na Praça Cacilda Cavaggioni, onde o participante leva seu livro, insere no local indicado, aperta um dos dois botões disponíveis, para classificação de adulto ou infantil, e troca por outro. Cada pessoa pode levar até três exemplares. Não serão aceitos gibis, materiais didáticos e livros em más condições, já que o objetivo é repassar para outras pessoas.

A máquina tem a capacidade de transformar mil livros por dia. Estarão disponíveis centenas de títulos, como clássicos da literatura mundial e brasileira, de autores como Monteiro Lobato, José de Alencar, Cecília Meireles, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade, livros presentes nas listas de mais vendidos, escritoras infantis de sucesso, como Eva Furnari, Ruth Rocha e Ana Maria Machado, além das obras dos autores indicados ao Prêmio Jabuti, como a escritora Conceição Evaristo, homenageada pela premiação em 2019.

Para as transformações de livros acontecerem de forma segura neste período de pandemia, principalmente para o público, a iniciativa adotou protocolos de prevenção que seguem as orientações das autoridades competentes. O uso de máscara e o distanciamento na fila são obrigatórios para os participantes, que terão à disposição totens com álcool em gel. Todos os livros, que entram e saem da Incrível Máquina são higienizados, assim como a própria máquina e seus equipamentos.

“Em nome da Biblioteca Pública, nos sentimos lisonjeados em participar de um projeto tão inovador, dinâmico e criativo de incentivo à leitura”, ressalta Melysse Martim, bibliotecária e diretora da Biblioteca Municipal.

A iniciativa tem como objetivos apoiar uma ação em prol da cultura e incentivo à leitura, oferecer o serviço de troca de livros para a população e promover a leitura e o desenvolvimento cultural na cidade. Ao todo, a máquina já rodou 15 mil quilômetros pelo Brasil, com mais de 40 mil livros transformados e aproximadamente 70 mil pessoas impactadas diretamente pela Incrível Máquina de Livros.

SERVIÇO
A Incrível Máquina de Livros, de 18 a 20 de outubro, das 10h às 17h, na Praça Cacilda Cavaggioni (ao lado da Biblioteca Municipal) na rua Saldanha Marinho, 333, no Centro. Entrada gratuita.

Da Redação

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

13 − 7 =