Márcio Mariguela retorna com o curso “História da Filosofia”

Foto: Claudinho Coradini/JP

Aulas trazem reflexões e interrogações sobre os valores vigentes da vida

O filósofo e psicanalista Márcio Mariguela, após a interrupção da pandemia, retornará com seu curso: “História da Filosofia: Freud, leitor de Schopenhauer”. Desta vez, com a aula inaugural e gratuita: “Freud entre Nietzsche e Schopenhauer”. O curso inicia no dia 4 de junho, das 9h30 às 11h30, no Natural Music Espaço Cultural (rua Almirante Barroso, 579A, bairro São Judas). As inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp: (19) 99887-0409.

Há três décadas trabalhando com o ensino e transmissão da filosofia e da psicanálise, Mariguela teve o seu projeto interrompido de traçar a história da filosofia de forma regressiva e não linear devido à pandemia. Os módulos anteriores abordaram Nietzsche Freud e Marx e, a partir, desses pilares da filosofia contemporânea partiu para Arthur Schopenhauer, no qual abordou a obra fundadora do pessimismo por oposição ao idealismo alemão.

“O estudo do curso História da Filosofia é um recurso para interrogar os valores vigentes e o quanto promovem a vida humana sua multiplicidade. Filosofar é diagnosticar o presente, e faremos com pensadores que fizeram o mesmo em seu tempo”, reforça Mariguela.

Com o retorno das aulas, não é necessário ter cursado os módulos anteriores. O psicanalista relata que faz uma comparação à história da filosofia como um longo trem de vagões e, agora, os alunos poderão mergulhar no vagão número 4 (número do módulo). A atividade terá sequência, sendo uma aula por mês até o mês de dezembro, todos os sábados, no mesmo horário: das 9h às 11h. O calendário será divulgado na primeira aula gratuita. É recomendado que os participantes façam o uso de máscaras.

O evento será no formato híbrido, com 30 vagas para o presencial e 30 para o online com transmissão ao vivo. O valor de cada aula, a partir do próximo mês, é de R$ 70 reais e o pagamento deve ser feito antecipadamente via PIX.

Fernanda Rizzi
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

3 × quatro =