Marinha anuncia criação de lancha não tripulada para monitoramento

Marinha anuncia criação de lancha não tripulada para monitoramento
Fonte: Agência Brasil

A Marinha do Brasil anunciou nesta segunda-feira (27) o desenvolvimento do Projeto Veículo de Superfície Não Tripulado – Experimental (VSNT-E). A medida vai reforçar o monitoramento das fiscalizações nas águas brasileiras, além de contribuir com pesquisas desenvolvidas nas principais universidades do Brasil.

A embarcação foi adaptada a partir da lancha Urca-III, que recebeu a instalação de uma série de sistemas eletrônicos que permitem a operação remota. Segundo a Marinha, o veículo desenvolvido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (Casnav) vai estimular o desenvolvimento tecnológico no segmento de sistemas não tripulados.

Entre as vantagens do veículo remoto está a não exposição da vida de operadores a riscos inerentes a determinadas regiões de operação, como por exemplo, em operações de varredura de minas. Outro aspecto ressaltado é a redução de custos da operação e a complexidade da logística atrelada.

A tecnologia também foi apresentada para universidades e outras organizações militares. De acordo com a Marinha, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade de São Paulo (USP) já demonstraram interesse.

Marinha anuncia criação de lancha não tripulada para monitoramento

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

2 × quatro =