Maristela Negri explora universo feminino em forma de poesias

O insight veio em meio a uma viagem à Chapada dos Veadeiros (Goiás) (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Maristela Negri, professora, palestrante e uma das sócias do Clap (Centro de Longevidade e Atualização de Piracicaba), se aventura pela primeira vez na literatura com o livro “A rosa selvagem não é uma miragem”, lançado neste início de agosto pela Editora Labrador. O insight veio em meio a uma viagem à Chapada dos Veadeiros (Goiás) e a obra carrega um tanto desta experiência sobre autoconhecimento, dentro de um universo feminino.

A publicação, de 144 páginas, mostra que em qualquer situação existem possibilidades de experiências além da jornada. Essas e outras reflexões se materializaram e são apresentadas no livro de estreia da autora em forma de poesia. O lançamento é também a realização de um sonho. “Filha de professora, contadora de histórias, foi o incentivo primordial”. O ensaio, no entanto, é anterior a esta obra, ainda nos tempos da graduação e por meio de uma pesquisa relacionada a Piracicaba.

“Após concluir minha dissertação de mestrado, que fala do significado de envelhecer numa comunidade rural de imigrantes italianos, Santana e Santa Olímpia, comecei a transformá-lo em livro, pois trata-se de uma comunidade peculiar, mas o desejo misturado com a rotina do dia a dia, acabou prejudicando a iniciativa”, revela a autora.

A Chapada dos Veadeiros veio em seguida. Maristela conta que atrelar a viagem à escrita foi o ponto de partida. “O que eu fiz? Comprei um caderno de anotações e fui anotando minhas experiências, qual não foi minha surpresa quando pela primeira vez, às 4h, já no segundo dia da viagem, senti o fluxo de ideias fluir.

Maristela comenta que pretende tocar os leitores neste momento mundial da pandemia. “É um período de muitas reflexões e a percepção do retorno ao lar, lar como nossa residência e lar como retorno ao lar da alma. Tempo para nutrir nossa alma, considerando que a fome da alma é maior que a fome de nosso corpo”.

Erick Tedesco