Marketing das ilusões em 2020

Foto: Freepik

Atualmente o perfil e o comportamento do novo consumidor são bastante diferentes daqueles com os quais os varejistas estavam acostumados a trabalhar. Assim, o grande desafio do varejo é adaptar suas estratégias para poder interagir com um perfil que mudou muito e de forma rápida. Hoje o consumidor que entra em sua loja já o faz informado, quase sempre sabendo o que quer e com uma ideia dos preços que pode encontrar na concorrência.

Aquela “olhadinha” tradicional pode até acontecer, mas ela deixou de ser a regra na intenção de compra. No momento em que vivemos, podemos incluir dois comportamentos representativos: a onipresença e a onisciência. A onipresença caracteriza-se no fato de que as pessoas estão presentes nas lojas, seja virtualmente ou fisicamente. Por essa razão, empresas de varejo que possuem ponto de venda (PDV) físico e virtual precisam torná-los conectados entre si. Já a onisciência está relacionada ao fato de o consumidor saber muito sobre o produto ou o serviço que deseja adquirir, mesmo que ainda não o tenha consumido.

O cliente moderno compra em PDVs pela experiência que consegue obter nesses locais, pelo atendimento que recebe, e com novas demandas em mente. A transformação digital não impactou apenas os negócios, mas também os PDVs, que passaram a ser mais informatizados e conectados. Nesse sentido, oferecer mais valor para o cliente, colocar uma grande quantidade de produtos nas prateleiras e garantir o estoque não são mais as únicas coisas que o lojista deve fazer.

Ele precisa praticar a interatividade no PDV, a agilidade, a praticidade, para que o consumidor possa se sentir seguro ao optar pela compra e de que será atendido se precisar de um pós-venda. Para o varejo virtual, é importante utilizar ações do marketing de influência e trabalhar na produção de conteúdo para veiculá-lo nas redes sociais e blogs, a fim de evidenciar seus produtos e divulgar a marca em um número maior de canais em que os clientes estão conectados. O uso de ferramentas digitais é a maneira mais fácil de trazer experiências aprimoradas para esse consumidor.

As ferramentas que empoderam os consumidores estão em alta e são muito benéficas para as empresas. Entre essas ferramentas estão os blogs, que são uma excelente oportunidade de promover uma loja, pois por meio deles são produzidos conteúdos que trazem o consumidor a seu estabelecimento, é uma maneira eficaz e barata de fazer marketing, com alto retorno sobre o investimento.

Apostar em influenciadores digitais é outra boa ideia, visto que o novo consumidor confia nas informações passadas por essas figuras de autoridade. O uso de recursos interativos, como painéis digitais e quiosques de autosserviço, tornam o checkout e o processo de compra mais eficientes, e isso poupa dinheiro para o empreendedor e proporciona uma alternativa atraente para os clientes que buscam agilidade e praticidade.

Deve-se trabalhar o digital por intermédio da criação de conteúdo relevante e constante, a fim de engajar os clientes já existentes, atrair novos consumidores, além de desenvolver uma percepção positiva de sua marca, sempre pautado em transmitir credibilidade. Para isso, posicione-se bem nos motores de busca. Dois pontos comuns entre o varejo digital e o físico é saber trabalhar a interatividade bem como desenvolver a interação e a inovação.

Nesse cenário, empresas analógicas são dinossauros que caminham rumo à extinção, já que o consumidor não precisa ir ao PDV para comprar um produto. Em qualquer categoria, o on-line costuma ser mais barato que a loja física. Desse modo, cada vez será mais difícil ter motivos para ir a uma loja convencional. No mundo atual, praticamente ninguém faz o download de um aplicativo que não tenha cinco estrelas na avaliação, sendo o mesmo padrão utilizado na escolha de produtos e serviços off-line, o que torna a excelência a condição básica para poder competir.

Por esse motivo, o PDV deve oferecer um excelente atendimento pessoal, ter um ambiente muito agradável e impactar positivamente os cinco sentidos com uma experiência compartilhável. Desejo a todos um Feliz Natal e um Novo Ano com muita saúde, paz, sabedoria e prosperidade.

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