Mato alto em guias e sarjetas é visto em vários pontos da cidade

A falta do serviço de podagem da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente) tem causado o crescimento de mato nas ruas da cidade, principalmente nas beiras das calçadas, atrapalhando a passagem de pedestres em diversas ruas e avenidas. A reportagem do Jornal de Piracicaba percorreu alguns pontos da cidade para constatar a situação.
Em alguns locais o mato chega a quase um metro e meio de altura, principalmente no ponto da calçada em que passam os pedestres e a sarjeta, dificultando o acesso para quem pretende atravessar a rua.
Na avenida Independência, altura do estabelecimento 1719, o problema aparece nos dois lados da avenida, com o mato pegando toda a extensão da calçada. Mesmo sem chuva há dias e neste período de estiagem a altura do mato ultrapassa um metro e meio. No cruzamento das ruas Dom Pedro II com a Silva Jardim, no Bairro Alto, o mato alto está concentrado na esquina. A extensão é o suficiente para encobrir o buraco presente no local e está quase alcançando a valeta.

No bairro dos Alemães, o mato alto invade parte da calçada do Fórum, na rua Carlos de Campos.


O mato alto também aparece na frente do Fórum da cidade, encobrindo quase toda a calçada, principalmente a rampa de acesso para deficientes físicos, que chega a ficar invisível para o pedestre que estiver do outro lado da rua. “O cadeirante que precisar passar pelo local terá que ‘bater de frente’ com o mato alto, ou procurar outro ponto do quarteirão para poder passar sem problemas”, disse a diarista Beatrice Gomes, moradora daquela região.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Sedema na sexta-feira (30) às 12h17 para ter uma a posição do porque desta situação de “abandono”. No entanto, a assessoria disse que não conseguiu todas as respostas a tempo, já que com a pandemia da covid-19 muitos profissionais estão afastados. “Estamos trabalhando com 25% do efetivo. O responsável pelo Setor de Manutenção de Áreas Verdes, inclusive, é um dos afastados”, disse.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

um + vinte =