Maus-tratos: protetora de Piracicaba atua em cuidados com búfalos na região

Thaty Freitas disse que a situação dos animais é crítica (Divulgação)

A protetora Thaty Freitas participa de uma força tarefa para cuidar de mais de 600 búfalos-asiáticos, que foram localizados em situação de maus-tratos, em uma fazenda, em Brotas. No último dia 6, o empresário e proprietário dos animais foi autuado em flagrante, mas liberado após o pagamento de fiança no valor de R$ 10 mil. Ele também foi multado pela Polícia Militar Ambiental em mais de R$ 2 milhões.

Animais estão muito debilitados (Divulgação)


“A situação dos animais é muito complexa, pois muitos estão anêmicos e sem condições de se levantarem. Alguns já estão com feridas, pois já estavam há muito tempo deitados e outros precisaram içados da lama com a ajuda de tratores”, disse Thaty.
Segundo ela, outra dificuldade e o manuseio com o animal de grande porte, que pode chegar a até 900 quilos. “A maioria está bem abaixo do peso, mas mesmo assim, o manuseio com eles é muito difícil, pois vários precisaram ser sondados até o estômago, pois já não tinham mais condições de receberem os medicamentos pelas veias”, ressaltou Thaty.

Búfalos precisam ser içados com trator (Divulgação)


POLÍCIA AMBIENTAL
No último dia 6, a Polícia Militar Ambiental esteve na fazenda e localizaram 335 vacas do gênero búfalo-asiáticoe 332 bezerros, todos confinados em um espaço pequeno e inadequado comparado ao número de animais no local. De acordo com a corporação, estavam sem alimentação, água, desprovidos de vegetação, debilitados, com ferimentos, sem atendimento médico veterinário, abandonados a própria sorte.
Os policiais também detectado carcaças de animais que morreram recentemente, bem como ali próximo a existência de uma vala onde estava sendo depositado outros 22 espécimes que morreram.
DOAÇÕES
Cada animal recebe, por dia, cerca de 30 litros de soro, além de medicamentos. “Caso alguém queira auxiliar com rações, precisa ser específica para búfalos, além de vitaminas para animais de grande porte, carvão ativado e Mercepton de 100ml”, ressaltou. Quem puder auxiliar de alguma forma pode entrar em contato com o telefone (19) 98290-8284.

LEIA MAIS

Cristiani Azanha
[email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

12 − dez =