Melasma – Dermatologista dá dicas para atenuar as manchas de pós sol

"O melasma é uma alteração na pigmentação da pele caracterizada por manchas, que variam entre claras e escuras. Elas costumam surgir na maçã do rosto, testa e buço”, explica a dermatologista, Luciana Garbelini."(Foto: Freepik)

As férias acabaram, mas a pele pode apresentar sinais bem evidentes por causa do excesso de sol. As manchas de pós sol, conhecidas na medicina como melasmas, são bem comuns. Segundo uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2018, estima-se que até 35% das mulheres brasileiras tenham melasma entre os 20 e 50 anos. “O melasma é uma alteração na pigmentação da pele caracterizada por manchas, que variam entre claras e escuras. Elas costumam surgir na maçã do rosto, testa e buço”, explica a dermatologista, Luciana Garbelini. Para controlar o problema, a expert dá as dicas a seguir.

Busque ajuda especializada

O primeiro passo é buscar um dermatologista para confirmar o diagnóstico, que irá sugerir o melhor tratamento para cada caso. “A ajuda do profissional é importante porque o melasma tem causas desencadeantes, sendo as principais hormonal, principalmente durante a gestação ou devido ao uso de contraceptivos, e a exposição ao Sol”.

Use a natureza a seu favor

Segundo a expert, os cosméticos com componentes naturais e orgânicos que clareiam podem ser alternativas de tratamento para o problema. “Além de reduzir o risco de efeitos colaterais, como alergias, alguns desses cosméticos combinam vários ingredientes naturais que os tornam ainda mais eficazes. A aplicação desses tipos de cosméticos é uma boa opção para fugir de receitas caseiras que, muitas vezes, tem ingredientes caros e de dificil acesso, e obter resultados tão bons quanto”, afirma.

Sua pele protegida

“Use protetor solar todos os dias e reaplique a cada 2 horas porque isso vai prevenir o aparecimento de novas manchas”. A especialista destaca que, para evitar o problema, é preciso atenção redobrada. “Na fase de tratamento, siga as recomendações do profissional e evite exposição solar excessiva por, pelo menos, 30 dias”.

Soluções orgânicas para o melasma

Sempre atenta às necessidades da pele, a Souvie pensa em diferentes soluções para ajudar no autocuidado sem comprometer a saúde. Pensando nos fatores que prejudicam a uniformização do tom da pele, como exposição solar, cosméticos mal utilizados, maquiagem, poluição e até maus hábitos alimentares, a marca apresenta o Sérum Clareador Intensivo.

O produto possui óleo de açai e outros ingredientes bioativos que potencializam o clareamento da pele, como o blend de extrato de raiz de Sophora Favescens e água de kiwi. Esses ingredientes apresenta atividade anti-tirosinase, um mecanismo que controla a produção de melanina, o que atenua os nuances de manchas.

Da Redação

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

17 − catorze =