Membros de comissão serão nomeados nesta terça-feira

Foto: Claudinho Coradini/JP

Colegiado monitora implementação do Plano Municipal

A nomeação dos representantes do e o início das atividades da Comclima (Comissão de Mudanças Climáticas) acontecem nesta terça-feira, na primeira reunião da comissão após atualizações no texto original e aprovação pela Câmara de vereadores em dezembro. Prevista desde 2006, a proposta do Executivo ainda não havia sido regulamentada. A aprovação da Comclima é o primeiro passo para um espaço de diálogo entre governo e sociedade no enfrentamento da crise climática. O Pira no Clima, projeto coordenado pelo Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), desempenhou um importante papel de incidência na cidade para que a comissão, vinculada à Sedema – Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente -, fosse implementada na prática.

Em 2020, o Pira no Clima realizou um estudo que analisou o quanto as legislações de Piracicaba estavam preparadas para o enfretamento das consequências causadas pelas mudanças climáticas na cidade. Durante a análise, identificou-se que a criação da Comclima já era prevista e que, com seu caráter intersetorial e transversal, teria potencial de tratar de quase metade dos temas analisados pelo estudo, usado como base para o trabalho de incidência para a aprovação da lei que regulamentou a comissão.

O papel do colegiado será o de monitorar a implementação do Plano Municipal Participativo de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Piracicaba, em elaboração conjunta entre poder público e a sociedade civil, por iniciativa, também, do projeto Pira no Clima.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

três × dois =