Mercado busca por profissionais que sejam altamente qualificados

Foto: Pexels

Com a mudança constante do mercado, carreira deve ser planejada com foco e alto grau de conhecimento

O mercado de trabalho está constantemente mudando as suas procuras de áreas de serviço e, devido às mudanças rápidas que estamos acompanhando, a demanda do mercado para profissionais altamente qualificados tem ficado ainda maior e é nesse momento que o planejamento de carreira deve ser adotado pensando em resultados.

Planejar carreiras não se trata somente da profissão escolhida e do mercado em que está inserido. É necessário fazê-lo dentro de um tempo ideal, para assim, evitar o que seja feito cedo demais, quando não se tem muita experiência adquirida ou tarde demais, quando as empresas passam a optar por funcionários mais jovens.

Tendo isso em mente, uma boa opção é ter a ajuda de um mentor ou profissional da área, que pode colaborar com boas ideias durante a elaboração de um currículo ideal e como prosseguir em um tempo adequado para que nada fique para trás.

Associar os seus objetivos profissionais com os objetivos pessoais é uma das coisas mais importantes dentro desse planejamento, pois essas atividade podem complementar de formas diferentes o que deseja no futuro profissional.

A partir dessas decisões é necessário ter um plano de ação, que é criado com base em metas simples de pequeno, médio e longo prazos. Quando se cria este tipo de planejamento, sem colocar datas específicas, um tipo de “régua temporal” é uma forma de organizar seus pensamentos, além de ser o primeiro passo é conhecer todas as opções e caminhos que determinada profissão pode oferecer, independentemente do setor. A Odontologia, por exemplo, pode oferecer diversas possibilidades, como um consultório próprio, serviço público, acadêmico, franquias, indústrias, entre outras. Isso também ocorre na área do Direito e até mesmo da Hotelaria.

DICAS PARA ELABORAR O PLANEJAMENTO DE CARREIRA:
Pense em conversar com profissionais que já atuam nas áreas em que você gostaria de cursar; A experiência leva a reflexão, por isso mantenha-se aberto para a opinião dos profissionais da área em que deseja começar.

Quanto mais pessoas estiverem envolvidas, maior a chance de sucesso, especialmente quando se trata de pessoas que entendem do assunto, como mentores da área.

Pesquise sobre as vantagens e desvantagens dessas profissões, pois os profissionais sempre serão favoráveis às carreiras que escolheram;

Procure entender se você tem de fato as competências para seguir a carreira que deseja;

Separe competência de consciência. Para um plano de carreira dar certo, não basta ter a ideia de que é a melhor profissão, é necessário ter as competências solicitadas para atuar;

Não pense que é simples. Sorte é a junção de preparo com a oportunidade. Dimensione o tempo que você precisa para alcançar o sucesso desejado;

Além da decisão pessoal, principalmente os jovens, escolhem profissões que os familiares acham dizem serem melhores. Por mais que intenção seja boa, a família tem o papel de incentivar e procurar oferecer o suporte necessário para que o jovem alcance a posição almejada nesse planejamento. Também é importante evitar comentários que possam prejudicar a desenvoltura, pois normalmente não há conhecimento técnico ou mercadológico.

Agência Estado

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

16 + 20 =