Mercado Municipal chega aos 134 anos mantendo a ‘essência piracicabana’

Foto: Alessandro Maschio/JP

Importante centro comercial de Piracicaba é também ponto de encontro e referência do turismo na Região

O Mercado Municipal de Piracicaba, conhecido popularmente como Mercadão, comemora nesta terça-feira (5), 134 anos de fundação. Há tempos o prédio histórico com capacidade para abrigar 152 boxes deixou de ser apenas um dos primeiros centros comerciais da cidade. Ponto de encontro de amigos, parada obrigatória de turistas da Região ou referência para produtos específicos como temperos, hortifrutis, empórios e outros serviços não disponíveis no comércio de rua.

Para marcar o 134º aniversário a administração do mercado optou por uma decoração com balões em todas as dependências do prédio localizado na praça Dr. Alfredo Cardoso, no Centro. As festividades são reservadas para o próximo ano, quando o Mercadão comemora seus 135 anos, como destaca a administradora Marcela Herling. “Vamos fazer um grande evento, estamos definindo e procurando as atrações para os 135 anos do mercado”, afirmou.

“É uma felicidade comemorar os 134 anos de fundação do Mercado Municipal de Piracicaba, já que este é um marco histórico para o comércio da nossa cidade”, destacou o presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Marcelo Delfini Cançado.

Segundo ele, as bancas do Mercadão são uma fonte geradora de emprego e de renda que, ‘muito mais do que comercializar produtos de alta qualidade e ser um importante ponto turístico, tem em seu DNA a essência piracicabana’.

O comerciante José Bernardino, 80 anos, 50 deles atuando no Mercado Municipal, é um dos permissionários mais antigos do local. Nesse meio século de trabalho, a freguesia e os amigos feitos no local são impedimentos para deixar o local. “Aqui só passamos momentos bons, nunca tive problema com ninguém, seja funcionário, freguês, sempre tive boas amizades”, comemora.

HISTÓRIA
Fundado em 5 julho de 1888, o Mercadão está sob a coordenação da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento). Em 2010 foi celebrada parceria entre a prefeitura e a Associação de Comerciantes do Mercado Municipal, possibilitando avanços relativos a estrutura física e organizacional. “O Mercado Municipal é um marco para a população e um ponto turístico muito valorizado em Piracicaba, e, portanto, nós, da Sema, trabalhamos junto da Associação para que este espaço seja tratado e conservado com muito respeito, como todo prédio público”, diz Nancy Thame, secretária da Sema
“O Mercado Municipal de Piracicaba é um espaço que faz parte da história da cidade, tendo contribuído muito para o desenvolvimento do município. E mesmo depois de mais de 130 anos de fundação, ainda é parte fundamental para o progresso de Piracicaba”, declarou a diretora de Turismo da Semdettur, Rose Massarutto.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

sete + dois =