Meu querido pé

Ah, os pés! Uma parte do corpo fundamental para locomover, dançar e fazer cócegas, e como as mãos, braços, cotovelos e rosto, os pés também precisam de cuidados, principalmente com a chegada do Verão.

Para ter um pé saudável, segundo a podóloga Karina Barros afirma que hidratação é crucial nessa região, nos calcanhares principalmente, pois é o lugar mais ressecado do pé. “Uma dica é aplicar cremes ou pomadas específicos após o banho ou antes de dormir; assim, fica mais fácil criar um ritual. Se os pés estiverem muito ressecados, o hidratante pode ser aplicado novamente pela manhã”, afirma a podóloga.


Podóloga ressalta que é preciso cuidar bem dos pés

Lavar a sola do pé é um habito necessário, mas também é necessário não se esquecer de secá-los bem. Entre os dedos, se deixar úmido, a chance de contrair micoses são altas. Se for nadar na piscina, o cuidado deve ser redobrado, por outro lado a água do mar, possui propriedades antissépticas e nutritivas para a pele.

Outra dica que a podóloga dá é ficar atento ao tipo de sapato que usa. Sapatos mais abertos permitem que seus dedos fiquem arejados e evite o famoso chulé, entretanto usá-los em todas as ocasiões pode gerar rachaduras no calcanhar e o mesmo vale para quando usar tênis, botas, sapatos fechados. Em geral, cria-se um aglomerado maior de fungos e bactérias nos pés. “Alternar o uso dos mesmos e evitar os sapatos mais apertados é uma opção. Uma outra dica é investir em meias de algodão”, complementa Karina.


Secar os pés após o banho é muito importante

Por falar em sapatos, quando for comprar um novo par, opte por fazer isso no fim do dia, pois os pés já estão bem inchados, então você vai saber se ele vai ser confortável depois de um longo período de uso.

Indo para as unhas, parte que mais incomoda, principalmente os homens com as doloridas unhas encravadas, os conselhos que a podóloga informa é se sempre cortar as unhas de forma reta, ou também conhecido como formato quadrado, pois assim quando a unha crescer ela não vai entrar na carne. Para quem pinta a unha é importante dar um tempo entre uma esmaltação da outra. “É necessário retirar o esmalte um ou dois dias antes da próxima esmaltação, para que elas consigam se recuperar a tempo. É importante visitar um podólogo com frequência para evitar problemas como unhas encravadas, calosidades e problemas pelo uso de calçados inadequados”, enfatiza Karina.

Larissa Anunciato