Ministério da Defesa ativa centro de operações contra novo coronavírus

Ministério da Defesa ativa centro de operações contra novo coronavírus
Fonte: Agência Brasil

O ministério da Defesa anunciou a inauguração do Centro de Operações Conjuntas, uma iniciativa que envolve os três comandos militares – Marinha, Exército e Força Aérea – para fornecer ajuda logística e operacional ao Governo Federal durante o período de combate à pandemia do novo coronavírus.

Segundo nota publicada pelo ministério, o contingente militar poderá ser usado no apoio às ações federais, no controle de passageiros e tripulantes nos aeroportos, portos e terminais marítimos, e no controle de acesso das fronteiras. O documento lista ainda que 10 Comandos Conjuntos estão disponíveis para atuar especificamente nas cinco regiões brasileiras. O Comando de Operações Aeroespaciais – uma unidade permanente de defesa nacional – também participará da iniciativa.

Uma força com treinamento especial em defesa química, biológica, radiológica e nuclear poderá ser utilizada em áreas de risco, e também na descontaminação humana, de ambientes ou de materiais. Os militares também podem ser usados em postos de triagem para identificar possíveis focos de infecção do Covid-19 em pontos estratégicos, como fronteiras e aeroportos. 

O ministério comunicou ainda que hospitais de campanha – estruturas médicas temporárias criadas para atuar em áreas de conflito ou instabilidade – poderão ser usados em apoio à rede pública e privada de atendimento de saúde.

info_defesainfo_defesa

Ministério da Defesa ativa centro de operações contra novo coronavírus