Mirante firma parceria com USP Recicla para projetar forno solar

A Mirante é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae. Mas não é apenas da coleta e do tratamento de esgoto que a empresa zela: a área de Responsabilidade Social atua fortemente em projetos sociais, especialmente com a população mais vulnerável. As ações são desenvolvidas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

Nesse sentido, a Responsabilidade Social da Mirante acaba de firmar parceria com o USP Recicla para desenvolver o projeto de um forno solar, com baixo custo, que seja acessível a todas as pessoas. Alunos da USP (Universidade de São Paulo), que estagiam no USP Recicla, participarão desse projeto.

“Nossa intenção é levar o projeto às comunidades de Piracicaba e ensinar os moradores, por meio de oficinas, a construir o forno solar como uma alternativa sustentável e econômica de preparar alimentos em casa”, afirma Jonatan Neves, da Responsabilidade Social da Mirante. O próximo passo da parceria é a reunião com os estagiários do USP Recicla para apresentação do conceito de forno solar.

FORNO SOLAR

O forno solar, como o próprio nome sugere, utiliza apenas o calor do sol para cozinhar alimentos quando os raios solares se multiplicam ao encontrar superfícies espelhadas do forno. Além do forno solar ser capaz de cozinhar sem poluir, esteriliza a água quando atinge 65ºC, temperatura necessária para matar microrganismos que causam doenças. O modelo mais simples, tipo painel, é feito com papelão e papel alumínio. Em 1990, a associação internacional Solar Cookers distribuiu fornos desse tipo a 28 mil famílias no Quênia e, oito anos depois, constatou que cerca de 20% delas ainda usavam os painéis como equipamento principal da “cozinha”. Quase 6.000 famílias, que estariam queimando lenha, adotaram a cozinha sustentável.

USP RECICLA

O USP Recicla é um programa permanente para assuntos relativos à Educação Ambiental e Gestão Compartilhada de Resíduos da USP (Universidade de São Paulo). A missão do programa é contribuir para a construção de sociedades sustentáveis através de ações voltadas à minimização de resíduos, à conservação do meio ambiente, à melhoria da qualidade de vida e à formação de recursos humanos comprometidos com essa missão.

Leia Mais:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezenove + 17 =