Mitos de beleza que você deve parar de acreditar

Foto: Pexels

Veja por que alguns truques caseiros e receitas do tempo da vovó nem sempre são eficientes para manter a beleza do corpo e cabelos

Cuidar da beleza não é tão simples quanto parece, principalmente para quem pensa que não precisa consultar um médico antes de iniciar tratamentos para a pele, o cabelo e o corpo em geral. Muitas crenças passadas de geração em geração podem até não provocar efeitos colaterais graves, mas não trazem qualquer resultado positivo. Então, pare de perder tempo cuidando da sua beleza do jeito errado. Veja quais são os mitos de beleza que deve parar de acreditar.

Pasta de dente pode ser usada para tratar acne

Pode acontecer de você notar uma secagem parcial de uma espinha ao aplicar pasta de dente sobre ela, embora não funcione com todo mundo. Mesmo assim, esse produto não é feito para aplicar na pele, muito menos com frequência. A pasta de dente resseca a pele e desequilibra o seu pH, estimulando mais oleosidade e, por consequência, mais acne.

Se não comer chocolate não terá acne

A acne ocorre por diferentes motivos, inclusive, pelo tipo de pele que a pessoa tem desde seu nascimento. Peles muito oleosas, por exemplo, têm maior predisposição a desenvolver acne. O chocolate, quando é muito gorduroso ou consumido em excesso, dentro de uma dieta desequilibrada, pode favorecer o aumento da acne. Mas deixar de comê-lo não livra você da acne, se houver outros fatores causando o problema.

Cortar as pontas do cabelo o faz crescer mais rápido

Não é bem assim. Se o seu cabelo e o seu couro cabeludo forem saudáveis, e se você não tiver qualquer problema de saúde que prejudique o crescimento dos fios, eles vão continuar crescendo mesmo sem cortar as pontas. O que acontece é que, com pontas aparadas, você previne nós e ressecamento, e isso ajuda o cabelo a ser ainda mais saudável, ou seja, a crescer ainda melhor.

Deve-se usar sempre o mesmo shampoo para o cabelo acostumar

Pelo contrário. Cada tipo de shampoo oferece certos benefícios para o cabelo. Então, o importante é que você use sempre um shampoo para o seu tipo de cabelo (misto, seco, oleoso), mas variando nos benefícios que eles oferecem. Se o seu cabelo é pintado, cacheado e está muito seco, a cada lavagem use um shampoo que vá satisfazer uma dessas necessidades: para cabelo colorido, para cachos definidos e para tratar ressecamento. Essa prática se chama rodízio de shampoo.

Suar muito é bom para emagrecer

Emagrecer é eliminar gordura do corpo. O suor é apenas líquido, portanto, suar muito pode diminuir o inchaço, mas não a gordura acumulada. Além do mais, quando o corpo sua demais, começa a reter líquido para evitar a desidratação. Então, não adianta apenas suar um monte e não voltar a consumir água para equilibrar.

Quanto mais água beber, melhor

Não é verdade. O corpo adulto precisa de uma média de 2 a 3 litros de água ao longo do dia, mas depende muito da necessidade de cada pessoa. Além disso, beber mais água do que o necessário prejudica a absorção de nutrientes, pois essa água é eliminada muito depressa, antes de poder cumprir com suas funções no organismo. Observe a sua urina: se estiver transparente, você está exagerando na água. Se estiver amarelo-escuro, está precisando beber mais água. A urina saudável deve estar em um tom de amarelo-claro.

O correto é dormir oito horas por noite

Apesar de haver um consenso de que oito horas de sono é uma quantidade média para dormir com qualidade, não é uma regra. Há pessoas que dormem apenas seis horas, de forma contínua e profunda, e acordam renovadas. Há pessoas quem dormem nove horas, mas com interrupções, e acordam ainda mais cansadas. A qualidade do sono é mais importante do que a quantidade de horas dormidas.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

2 − 2 =