Mixologista e bartender criam e preparam deliciosos drinques

Foto: Divulgação

Saiba como é ser um bartender e ainda aprenda como fazer uma receita doce e refrescante neste domingo

Com a explosão da coquetelaria no Brasil e no mundo, a figura do bartender ganhou relevância no mercado. Bares especializados se multiplicaram e renomados restaurantes ampliaram a carta de bebidas apostando em drinks clássicos e coquetéis autorais. O que surgiu como tendência há uma década, hoje é considerado um pilar da gastronomia.

Hoje, o mixologista está um passo acima do bartender como profissional, já que seus conhecimentos acerca das bebidas atingem o campo científico. Ou seja, muitas vezes, o mixologista é quem cria e desenvolve receitas, já o bartender é o profissional por trás do balcão no dia a dia, encarregado de prepará-las. Mas pode haver casos em que o mixologista faça as vezes de bartender e vice-versa.

A disseminação da profissão no país motivou o surgimento de diversos cursos profissionalizantes. Entender como funciona o bar, o que faz o bartender, diferentes tipos de bartenders, como o clássico e o freestyle e funções distintas atrás do balcão – do bar back ao chefe de bar, são alguns dos tópicos ensinados. Em geral, são profissionais carismáticos que desenvolvem uma relação muito próxima com os clientes no balcão. Magnéticos e criativos, quase sempre têm uma história interessante acerca de um determinado coquetel. Detentores de alta técnica, sabem tudo sobre destilados e fermentados, sobre alquimias e receitas com ou sem álcool.

Esta relação foi abalada por conta da pandemia de Covid-19, mas logo bares e profissionais da coquetelaria passaram a oferecer coquetéis engarrafados por delivery para que a clientela pudesse consumi-los em casa. Com a vacinação em ritmo mais avançado, e as restrições de horário de funcionamento de bares e restaurantes mais abrandadas, espera-se uma rápida retomada do setor.

Bebidas elaboradas é cada vez mais apreciado pelo público, além da diversidade de misturas e sabores que se podem produzir a cada tentativa. ‘Com essa fomentação, nos últimos anos vimos crescer um interesse genuíno para saber onde estão os melhores bares, os melhores coquetéis e quem são os profissionais do ramo. Bartenders ganharam status de pop star e por muitas vezes são figuras reconhecidas midiaticamente’, comenta Marco de La Roche, do site Mixology.

Apesar de algumas bebidas serem mais complicadas de serem feitas e um profissional com certeza entender melhor as misturas para fazer, a Arraso vai passar uma receita fácil e deliciosa, podendo até mesmo tirar o álcool para o consumo de menores de 18 anos também se deliciarem

INGREDIENTES

40ml de whiskey irlandês
5ml de licor de avelã
60ml de café passado e frio
30ml de creme de leite
30ml de leite
Gelo

Dica: Para uma versão “virgem” da bebida, retire o whiskey e troque o licor por uma colher de sopa de creme de avelã

MODO DE PREPARO

Em uma Boston shaker (copo específico para misturar bebidas), adicione o whiskey, o licor, o café e gelo. Coquetelar (chacoalhar) vigorosamente e depois coar. Após isso, retire o gelo e adicione o creme de leite e o leite.
Dica: caso não tenha o material, utilize o liquidificador.

Larissa Anunciato
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

nove + 1 =