Terreno foi doado em fevereiro, mas projeto está no papel | Foto: Claudinho Coradini/JP

A Câmara dos Vereadores de Piracicaba aprovou, na última segunda-feira (26), uma moção de apelo ao Governo do Estado de São Paulo para que o hospital veterinário que será construído na cidade, no Jardim Terra Rica 3, também atenda animais silvestres, aves e equinos. O terreno, próximo à Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), foi cedido pela prefeitura em fevereiro deste ano e, desde então, aguardo a construção pelo Estado.


De autoria do vereador Lair Braga (SD), o documento considera que a cidade comporta, “além dos animais domésticos, animais silvestres, como capivara, tatu, gaviões, entre outros e que muitos destes animais necessitam de atendimentos emergenciais, pois são atropelados, ou sofrem algum tipo de acidente”.


Além do Governo do Estado, através do governador João Dória (PSDB), a moção de apelo vou encaminhada com cópia ao secretário de estado de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, e ao prefeito Barjas Negri (PSDB).


A construção do hospital veterinário na cidade faz parte do programa “Meu Pet”, do Governo do Estado de São Paulo. A moção considera ainda que o programa vai dar apoio a ações e serviços de defesa e saúde dos animais domésticos, incluindo vacinação e adoção responsável. Além disso, o documento pontua que o hospital oferecerá aos animais domésticos “serviços gratuitos como consultas veterinárias, cirurgias e exames de ultrassom, raio-x e endoscopia”.

Questionada se há a possibilidade ou se o governo avalia ampliar os atendimentos no hospital veterinário para os solicitados na moção, a SES-SP (Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo) informou que até ontem (27) não havia sido notificada sobre a moção.

LEIA MAIS:


Reportagem do Jornal de Piracicaba de 8 de outubro informou que a construção do hospital na cidade aguarda a licitação desde fevereiro, quando o prefeito assinou decreto cedendo terreno de 1.742 metros quadrados para que o governo paulista construa e entregue o empreendimento para o município administrar.

Questionada novamente sobre o status do processo licitatório, a SES-SP informou ontem que “a elaboração do processo licitatório depende de estudos técnicos e financeiros que vêm sendo conduzidos pela Secretaria de Estado da Saúde”.


O programa “Meu Pet” tem por objetivo construir dez hospitais veterinários públicos. Segundo a SES-SP, haverá investimento de mais de R$3,5 milhões em cada uma, com 483m² de área construída cada, incluindo centro cirúrgico e setor de atendimento emergencial também.

Andressa Mota

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

13 − 8 =