Montevidéu: a imperdível capital uruguaia

Cultura e tecnologia, acrescentados com a beleza e tranquilidade de suas praias, Montevidéu, a grandiosa capital do Uruguai, recebe milhares de visitantes todos os anos, em razão da qualidade de suas atrações turísticas e pela simpatia de seu povo, sempre de braços abertos para receber a todos, inclusive os brasileiros.

A Plaza Independencia é a praça mais famosa e um dos principais pontos turísticos de Montevidéu. O local recebe diversos turistas dispostos a conhecer as atrações nas redondezas, como o Palácio Salvo e o Museo de la Casa de Gobierno (Museu da Casa do Governo), dentro do Edificio Independencia (ou Edificio José Artigas, anteriormente chamado de Palácio Estévez). O Mausoléu de José Artigas, com os restos mortais do General José Gervasio Artigas e uma estátua para homenagear o herói uruguaio que deu ao país a independência da Espanha, também fica na praça.

Outro ponto turístico importante é o Mercado del Puerto (Mercado do Porto), localizado na Ciudad Vieja (Cidade Velha). Quando o mercado surgiu, em 1868, era apenas um mercado comum que vendia alimentos aos moradores da região. Além de ter alguns dos melhores restaurantes da cidade, possui diversas barracas de artesanato ao redor. Os amantes de história não podem deixar de conferir o Cabildo de Montevidéu, um dos principais museus da cidade, que servia de sede do governo colonial e é considerado hoje um Monumento Histórico Nacional desde 1975.

Algumas das atrações imperdíveis de Montevidéu são o Castillo Pittamiglio, um pequeno castelo no meio da cidade, que funciona como um museu. O Teatro Solís, localizado logo ao lado da Plaza Independencia; e o Farol de Punta Carreras, farol em que é possível visualizar toda a cidade, além de apreciar o Rio da Prata.


Montevidéu tem diversas praias, sendo que cada uma possui um charme único para os turistas. A mais famosa é a de Pocitos, rodeada de prédios residenciais e é a mais disputada pelos turistas no verão, em razão de sua areia fina e branca. O local contém muitos comércios, restaurantes e serviços, atraindo até aqueles que não gostam de praias. A Praia de Malvín possui águas calmas e atende bem os visitantes, por meio de estrutura de serviços, que costuma funcionar por mais tempo em época de temporada. Da praia, se avista a Ilha das Gaivotas (Isla de las Gaviotas), declarada reserva ecológica de fauna e flora marinha. Outras praias de destaque são a de Punta Carretas, Carrasco, Buceo e Punta Gorda.

Para os amantes de futebol, Montevidéu é a cidade ideal, com dezenas de equipes, com destaque para os rivais Nacional e Peñarol, os dois maiores times do Uruguai, que juntos possuem 97 Campeonatos Uruguaios, oito Libertadores e seis Mundiais. A dupla sempre está disputando as primeiras posições da Liga Nacional e estão em competições continentais, portanto seus estádios, o Gran Parque Central, Campeón del Siglo e o mítico Centenário estão sempre com agenda lotada, recebendo fãs de todos os lugares.

Mauro Adamoli