Árvore-queda
Além dos galhos estarem na rede elétrica, moradoras dizem que árvore está oca (Divulgação)

Com medo da possível queda, tanto dos galhos como da árvore, Rosimeire Aparecida Orsini, 48, aposentada por invalidez, solicitou a poda e a averiguação da situação, temendo pela segurança da mãe dela. A árvore fica em frente a residência da família, à rua Dona Santina, na Vila Rezende. “Além dos galhos estarem na rede elétrica, a árvore está oca e a gente tem medo que caia sobre os cômodos principais da casa. No final de 2018, fizemos a reclamação no 156, que nos informou O protocolo nº 186818. Até agora, nada foi feito”, reclama.

De acordo com a assessoria de imprensa da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), o protocolo nº 186818, de dezembro de 2018, é referente à solicitação para retirada de galho caído na rua Dona Santina. A assessoria diz ainda que o Setor de Arborização informou que este serviço de recolhimento dos galhos foi executado no início de março. “Depois de atendido o pedido do contribuinte, o processo é arquivado, invalidando, portanto, este número para informações futuras”.

Segundo a assessoria, o Setor de Arborização instrui o contribuinte a fazer um novo pedido oficial, desta vez para o corte de árvore, podendo ser em caráter de Urgência, detalhando que a árvore oca, com perigo de queda. “E, quanto aos galhos, depois da vistoria confirmar que estão interfirando na fiação elétrica, deverá solicitar, por questão de segurança, para que a CPFL auxilie ou execute a poda”.

A Sedema lembra que, diferente do pedido – feito pelo SIP (Serviço de Informação à População) 156 – para poda, as solicitações para supressão de árvores em Piracicaba são normatizadas pela lei. Para isso, o munícipe é orientado a ir pessoalmente à prefeitura, com os documentos: matrícula do terreno, RG /CPF, IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), croqui de localização da árvore (pode ser desenhado manualmente). “Quando se tratar de casa alugada, trazer a autorização do proprietário”.

(Eliana Teixeira)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

5 + três =