Moradores dizem não à PF e criticam fim de espaço cultural

Foto: Alessandro Maschio/JP

97 pessoas subscrevem abaixo-assinado em prol da Pinacoteca: há temor de colapso na região

O artista visual pernambucano e criador do Bloco da Ema, Tony Azevedo e artista plástica Margarete Zenero protocolaram ontem (sexta-feira), na Câmara de Vereadores, um abaixo-assinado dos moradores do entorno da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. São 97 assinaturas contra o fechamento do espaço cultural na região central da cidade. Azevedo questiona a decisão Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural) sobre falta de diálogo com os moradores do entorno e de estudo de impacto de vizinhança para uma possível instalação da Polícia Federal (PF); maior fomento ao uso do espaço da Pinacoteca em seu prédio original; e a centralização da cultura no Parque do Engenho, na contramão da ampliação de unidades descentralizadas. A Semac não se manifestou sobre o assunto.

Azevedo e o coordenador de programação cultural do Sesc Piracicaba, Chico Galvão, organizaram o abaixo-assinado, percorrendo a região para coleta de assinaturas e conscientização da população sobre o tema. O teor do documento coloca o grupo de moradores contra a instalação da polícia no prédio tombado sem antes haver a elaboração de um plano de impacto urbanístico.

O cabeçalho do abaixo-assinado indica preocupação com impacto da instalação da PF quanto ao aumento de fluxo de carros e pessoas, o que pode colapsar a região. “Acreditamos que um prédio institucional de tamanha importância deva servir de vetor de desenvolvimento para outros bairros”, diz o trecho final do documento.

MOBILIZAÇÕES
A transferência da Pinacoteca Municipal, bem como a utilização do prédio aonde se encontra a Casa de Artes, será exposto em encontro programado para hoje (sábado), no TCI (Terminal Central de Integração), às 10h. “Não somos contra que se faça no Engenho um espaço cultural. Eu presidi a Apapi e temos várias ideias de como fazer do espaço um sucesso sem quebrar a Pinacoteca”, diz a artista Margarete.

Cristiane Bonin
[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

três + vinte =