Moradores organizam mutirão e recolhem 2t de resíduos em área

Ação foi em homenagem ao Dia da Terra, 22 de abril; trabalhos reuniram cerca de 25 moradores. | Foto: Divulgação

Moradores dos bairros Jardim Potiguar e Abaeté promoveram um mutirão de limpeza na área de lazer comum aos dois bairros. Foram recolhidas 2,7 toneladas de resíduos, como restos de galho, areia, pedra, terra acumulada nas guias e sarjetas, plásticos e outros materiais. A ação foi uma homenagem ao Dia da Terra, comemorado em 22 de abril. A área de lazer, entre as ruas Paraíso e Ourinhos, conta com diversos equipamentos, entre eles academia ao ar livre, campo de futebol e parque infantil.

O mutirão reuniu cerca de 25 pessoas. Os trabalhos foram realizados tomando os devidos cuidados, com o uso de luvas, e utilizando vassouras, baldes, sacos plásticos e demais ferramentas. Outras ações, como o recolhimento de lixo orgânico, móveis, entulho, exigiram a utilização de maquinário e de profissionais da Sedema, já que havia risco de animais peçonhentos. Além disso, a Sedema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) fez o corte de grama e a limpeza do mato que foi roçado.

Moradora do Potiguar há 21 anos, Kátia Regina Floriano conta que as solicitações para limpeza do local eram feitas de individualizada e surgiu a ideia de criar um grupo para centralizar as demandas e, de fato, partir para a ação. “Começamos essa limpeza logo de manhã e terminamos às 14h. Recolhemos areia, terra, pedra, galhos e o resultado é este. Mas ainda há muito trabalho a ser realizado aqui e pretendemos continuar solicitando melhorias”, ressaltou.

Para Alessandra Guarnieri Berti, que também integra o grupo, a ação foi motivadora. “O parque estava sujo e sabemos que tudo o que é descartado aqui acaba sendo levado pelas águas das chuvas e deságua nos rios, daí temos o problema de ingestão de plásticos por muitos animais. Ou seja, é um ciclo e podemos ajudar a melhorar este cenário”.

Da Redação

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

3 × três =