Morre de covid-19, o secretário executivo do Consórcio PCJ

Moretti participou ativamente da implantação das Bacias PCJ, do Comitê PCJ e da Fundação da Agência. (Foto: Divulgação)

O engenheiro civil e secretário executivo dos Comitês PCJ, Luiz Roberto Moretti, morreu ontem devido a complicações da covid-19. Em nota, o Consórcio PCJ lamentou a morte e lembrou que Moretti participou ativamente da estruturação do sistema de gerenciamento nas Bacias PCJ, no início dos anos de 1980 e a consequente implantação, em 1993, dos Comitês PCJ, e em 2006, da criação da Fundação Agência das Bacias PCJ.

“Ao lado do Consórcio PCJ, Moretti atuou em parcerias importantes como das negociações das renovações das Outorgas do Sistema Cantareira, em 2004 e 2017, que garantiram mais água para a região, nos processos de sensibilização da sociedade com os programas de educação ambiental e teve papel central na estruturação dos Comitês PCJ, um dos mais desenvolvidos e consolidados do Brasil. Ele também contribuiu signifi cativamente na implantação da Cobrança pelo Uso da Água nas Bacias PCJ”, informou o órgão.

Moretti era graduado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e possuía mestrado em Agronomia pela Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e doutorado em engenharia civil pela USP. Ele também era diretor da Bacia do Médio Tietê no Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo.

Os anos de experiência na área de engenharia e de gestão de recursos hídricos lhe renderam o convite para atuar como professor universitário e de pós graduação na Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba. Nos Comitês PCJ, Moretti atuou como secretário executivo desde 1999, ficando ausente dessa função apenas por dois anos, entre 2015 e 2017.

O enterro foi realizado ontem no cemitério Parque da Ressurreição, em Piracicaba. Moretti deixa a esposa, três filhos e um neto.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

17 − 3 =